A confusão incoerente da Globo com a transmissão do Oscar 2025
Emissora transmite o prêmio na TV aberta, mas deixou de fora do Globoplay

A Globo conseguiu os direitos para transmitir o Oscar 2025 de última hora e fez alguns anúncios em sua programação sobre a transmissão ao vivo na TV aberta da premiação em que Ainda Estou Aqui concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres. A emissora também vem divulgando como o longa dirigido por Walter Salles é um filme original do Globoplay. Entretanto, ironicamente, a transmissão do prêmio não está disponível na plataforma de streaming da Globo neste domingo, 2 — apenas nos sites Gshow e G1.
O assinante do Globoplay não pôde assistir ao Oscar pela plataforma, que disponibilizava apenas os sinais de cobertura do Carnaval, Big Brother Brasil e outras transmissões ao vivo de canais do grupo. Soa até incoerente a Globo não ter tido o cuidado de abrir um sinal para o prêmio, já que conta com a apresentação de Maria Beltrão e os comentários da atriz Dira Paes e do crítico de cinema Waldemar Dalenogare em um estúdio “padrão Globo”, e o longa Ainda Estou Aqui tem o selo da plataforma.
Entretanto, isso se deve ao contrato fechado entre a emissora e a Disney, detentora dos direitos de imagem da premiação na América Latina. O acordo foi firmado sob a condição de que a Globo só exibiria o prêmio na TV aberta, já que os direitos de transmissão no streaming eram da Warner, que exibia a cerimônia no TNT e na Max. Caso a emissora descumprisse essa regra, poderia sofrer sanções da Disney e da Warner. Por uma cláusula do contrato, a Globo pôde transmitir o Oscar em dois sites do grupo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial