A diferença entre Isadora Cruz e Isadora Ribeiro, musas do Fantástico
Nova abertura do programa dominical da Globo faz releitura de vinheta clássica de 1987

O Fantástico lançou uma nova abertura neste domingo, 27, em celebração aos 60 anos da Globo e aproveitou para fazer uma releitura de uma das vinhetas mais clássicas do programa: a de Isadora Ribeiro, lançada em 1987, mas com com outra atriz, a paraibana Isadora Cruz. Apesar dos nomes iguais, uma diferença entre as duas artistas é notável: enquanto a veterana foi lançada à fama com sua estreia na revista eletrônica, a nova musa já é uma estrela da emissora, tendo em seu currículo a protagonista da novela Mar do Sertão (2022) e a divertida Roxelle de Volta por Cima, que chegou ao fim no último sábado, 26.
Abertura mais memorável do Fantástico, a peça estrelada por Isadora Ribeiro chamava atenção por trazer a atriz curitibana emergindo das águas e havia sido criada por Hans Donner, designer responsável pelo conteúdo e por tantas aberturas criativas de dezenas de novelas da emissora. Donner queria uma mulher que pudesse representar a mistura de etnias do Brasil, e a modelo foi escolhida por José Bonifácio, o Boni, ex-diretor da empresa.
Na releitura, Cruz aparece com um figurino futurista bem parecido com o da xará, incluindo o acessório usado na cabeça. A abertura do Fantástico fez com que Ribeiro ficasse conhecida como Garota Fantástica, pelo qual a atriz atualmente com 59 anos é reconhecida até hoje. “Esse trabalho foi um divisor na minha vida. Lembro que o Hans fez uma exposição em Nova York e uma das fotos era uma imagem minha gigante. Foi maravilhoso e decisivo no sucesso da minha trajetória profissional”, disse Isadora ao Gshow.
Isadora Cruz estreou na Globo com um papel pequeno em Haja Coração (2016), antes de ser promovida a protagonista Candoca de Mar do Sertão e roubar a cena em Volta por Cima como a expansiva Roxelle. Em breve, ela estreia seu novo trabalho, Guerreiros do Sol, nova novela do Globoplay prevista para este ano.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial