A homenagem da Globo a Preta Gil na abertura de ‘Vale Tudo’
Cantora morta aos 50 anos recebeu tributo especial no horário nobre da emissora

Morta neste domingo, 20, dos 50 anos, a cantora Preta Gil (1974–2025) recebeu uma série de homenagens de amigos e familiares na televisão e nas redes sociais. Na Globo, uma tributo simbólico foi feito nesta segunda-feira: em homenagem à cantora, a abertura de Vale Tudo foi embalada pela versão de Preta da canção Brasil. Originalmente, a abertura é cantada por Gal Costa (1945–2022) — que era madrinha de Preta.
A música foi cantada por Preta na semana de lançamento do remake, a convite de Luciano Huck. A apresentação no Domingão foi a última da filha de Gilberto Gil na televisão. Segundo divulgado pela Folha de S. Paulo, Preta chegou a negociar com a emissora para ser a voz da abertura do remake, mas a ideia foi deixada de lado para que ela focasse em seu tratamento contra o câncer. Decidiu-se, então, manter a vinheta na voz de Gal Costa, que entoava a canção na abertura da novela original, de 1988.
Além da música na voz marcante da cantora, uma foto de Preta também foi exibida ao final da abertura, como é feito diariamente com Gal Costa. A homenagem inesperada emocionou o público nas redes sociais, que destacaram a relação entre Preta e Gal.
Rapaz, que homanagem linda para a Preta Gil na novela Vale Tudo
— Lázaro Rosa (@lazarorosa25) July 22, 2025
A linda e sensível homenagem de Vale Tudo a Preta Gil.
Arrepiou. pic.twitter.com/vrovXIwy0V— Sérgio Santos (@ZAMENZA) July 22, 2025
Confira a apresentação de Preta Gil no Domingão com Huck
não sei se daria, mas imagina que incrível e emocionante se a Globo colocasse só hoje a Preta Gil cantando a abertura de vale tudo (encaixando com a que ela cantou no domingão) 🥹 #PretaGil #ValeTudo pic.twitter.com/VaDwCNCzji
— TI4GO (@tiiagoluiz) July 21, 2025
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial