Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

A incrível volta por cima de Ke Huy Quan, astro escanteado por Hollywood

Ator foi ostracismo à superação notável, com Oscar e atuação em produção da Disney+

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h30 - Publicado em 27 Maio 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ARTE IMITA VIDA - Quan na nova série: um talento esquecido retoma a carreira
    ARTE IMITA VIDA - Quan na nova série: um talento esquecido retoma a carreira (Disney+/.)

    Jamie (Ke Huy Quan) é um ator decadente que precisou virar professor de teatro para sobreviver. Enquanto tenta retomar a carreira, o cinquentão descobre que circulam na internet memes do personagem problemático que interpretara décadas antes: Fred­dy Wong, chinês de sotaque carregado e alvo de sátiras racistas em uma sitcom americana. Assombrado pelo desgosto, Jamie reluta em ir a um reencontro do elenco. Mas comparece — apenas para ser constrangido e questionado por um mediador (branco, claro) sobre seu sumiço de Hollywood. “Os únicos papéis oferecidos a mim foram de nerds, vizinhos e, às vezes, ninjas”, afirma Quan, chamando atenção para as coincidências com a sua carreira, sobre os estereótipos de asiáticos na cena da série A Jornada de Jin Wang, já disponível no Disney+.

    Funko Data – Os Goonies
    Box Podres de Ricos

    Quan demonstra na trama, mais uma vez, ser um daqueles coadjuvantes predestinados a roubar a cena. Mas isso nem sempre foi reconhecido. A sequência de seu personagem faz um paralelo quase perfeito com a vida real. Nascido no Vietnã, Quan tinha 7 anos quando fugiu da guerra em seu país junto com os pais e oito irmãos rumo a Hong Kong, onde viveu num campo de refugiados. Anos depois, a família se mudou para Los Angeles e, surpresa, o adolescente de 12 anos conquistou o papel que o alçaria à fama: o pequeno Short de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), sucesso de Steven Spielberg. Em seguida, emplacou outro hit do diretor: Os Goonies (1985). O futuro parecia promissor, mas rapidamente os convites cessaram, e ele nem sequer era chamado para testes. Aos 23, após pontas irrelevantes, desistiu de atuar, se contentando em virar coreógrafo de artes marciais e treinador de dublês.

    INFÂNCIA - pop Aos 12 anos, junto com Ford e Kate Capshaw em Indiana Jones: o primeiro papel já foi um estouro
    INFÂNCIA – pop Aos 12 anos, junto com Ford e Kate Capshaw em Indiana Jones: o primeiro papel já foi um estouro (Paramount/Getty Images)

    Everything Everywhere All at Once: Screenplay

    Continua após a publicidade

    A virada veio em 2018, graças à inspiração fornecida por Podres de Ricos, comédia romântica de elenco oriental. “Percebi que atores como eu estavam tendo mais chances, e quis voltar”, declarou ele. Não demorou a garimpar o papel do Raymond de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022) — drama familiar surreal que fez história no Oscar deste ano: “Quando fui para a frente das câmeras, me senti vivo como há muito não me sentia”. O longa ganhou sete estatuetas — incluindo a de coadjuvante para Quan, pela parceria carismática com Michelle Yeoh, premiada como atriz. Aos 51, ele revive a dupla com Michelle em A Jornada de Jin Wang. Em outubro, estará na nova temporada da série Loki, da Marvel. Em 2024, chega aos cinemas em filme dos irmãos Joe e Anthony Russo. Uma espetacular volta por cima.

    Publicado em VEJA de 31 de maio de 2023, edição nº 2843

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’
    Funko Data – Os Goonies
    Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’
    Box Podres de Ricos
    Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’Bolsonaro x Lula: a verdade sobre a briga de audiência no ‘JN’
    Everything Everywhere All at Once: Screenplay
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.