Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

A opinião sincerona de Gilberto Braga sobre ‘Vale Tudo’ — e outras novelas

Em 1994, o autor revelou quais alterações faria em seus principais trabalhos e destacou um problema de 'Vale Tudo' que ainda assombra o atual remake

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jun 2025, 18h04

O autor Gilberto Braga é responsável pela criação de alguns dos folhetins mais memoráveis da teledramaturgia brasileira — como Vale Tudo, que voltou ao ar em versão repaginada por Manuela Dias quase 40 anos após sua exibição original. Antes que a sucessora assumisse as rédeas de sua obra de maior sucesso, contudo, o próprio autor cogitou o que faria se pudesse repaginar seus trabalhos em entrevista de 1994 ao Globo que usuários do X, antigo Twitter, resgataram nesta terça-feira, 3 de junho. Sobre o notório enredo de conflito de classes, só pôde apontar uma falha — observada por vários dos telespectadores da versão original e do remake de 2025. “Eu melhoraria a Raquel, que era um pouco chata”, afirmou.

Vivida por Regina Duarte em 1988 e por Taís Araujo atualmente, Raquel Acioly é uma mocinha cheia de princípios, determinada a perseverar sem perder os escrúpulos que a humildade a ensinou, diferente da filha golpista. O comprometimento à própria bússola moral, inabalável, é ora dotado de exageros que frustram. No remake de Dias, a dita “chatice” não foi atenuada e momentos como sua reação à mala de dinheiro perdida de Marco Aurélio ou sua rejeição à proposta de trabalho em um restaurante de Paraty cansam a paciência. Na segunda-feira, 2 de maio, uma publicação do Globoplay no X até ironizou a reputação da personagem com seus seguidores, pedindo que aqueles que concordassem que era ela a mais chata da trama respirassem. Desde então, a publicação já foi deletada.

Para além de Vale Tudo, Gilberto Braga apenas poupou Helena (1975), Senhora (1975) e Escrava Isaura (1976) de revisões. De resto, mudaria tudo de Corrida do Ouro (1974) e Brilhante (1981). Na sua visão Dona Xepa (1977) é “muito tosca”, escrita por ele enquanto estava com o braço quebrado e ditava roteiros à secretária. Dancin’ Days (1978) seria uma enrolação após o capítulo 60 e precisaria de alterações em todos os personagens masculinos. De Água Viva, só sairiam ilesas as figuras vividas por Tônia Carrero e Beatriz Segall, enquanto o romance central e a espinha dorsal do texto seriam polidos. Louco Amor (1983) era, para ele, “sem graça” e Corpo a Corpo (1984), “muito chata” após a segunda metade — nela, ele também faria ajustes ao romance interracial entre Zezé Motta e Marcos Paulo, rejeitado pelo público racista na época. Confira a entrevista completa:

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.