A surra espetacular na vilã de ‘Beleza Fatal’: noveleiros de alma lavada
Acerto de contas entre personagens de Camila Pitanga e Giovanna Antonelli foi antológico - e viralizou nas redes sociais, confira vídeo

Tudo bem, há de fato uma diferença abissal de perfil de público e formato de exibição entre Beleza Fatal, a novela de sucesso do streaming Max, e os tradicionais folhetins da Globo. Mas ninguém duvida: o que está na boca do povo no X (ex-Twitter) e afins na etapa atual da humanidade é mesmo a trama criada pelo afiadíssimo Raphael Montes e protagonizada com venenoso esmero por Camila Pitanga, no papel da impagável vilã Lola.
Mas é fato também que ao resgatar, reverenciar e ao mesmo tempo dar um banho de modernidade nos expedientes (clichês, sim, mas quem não gosta?) dos melodramas, Beleza Fatal mostra o caminho para uma renovação providencial do gênero preferido dos brasileiros. Na reta final dos capítulos 36 ao 39, liberados nesta semana pela plataforma (o 40º e último está cercado de suspense e só será liberado na sexta-feira, 21), uma cena em particular oferece uma verdadeira lição de como arrebatar a audiência dos noveleiros de plantão: a briga catártica (e necessária) entre a vilã Lola e Elvira, a mãe de família vivida por Giovanna Antonelli.
Na verdade, o que transcorreu em cena foi uma merecida surra da mãezona do bem na vilã — ou seja, o típico recurso da catfight (briga de gatas), que mostrou seu valor no ibope em tantos sucessos da Globo no passado, das histórias de Gilberto Braga às de Manoel Carlos. Esse tipo de briga entre mulheres — que são, afinal, os motores de qualquer folhetim — tem a função da punir as vilãs e lavar a alma do público. E foi assim na cena de Beleza Fatal. Atenção para spoilers ao ler esta reportagem daqui em diante:
Após descobrir que sua assistente Julia (Camila Queiroz) é na verdade Sofia, filha da prima que ela mandou matar quando a mocinha era criança, Lola leva um susto: a moça dá um jeito de tatuar “ASSASSINA” em sua testa. Circulando daí em diante com um lenço na cabeça para esconder esse estigma, Lola descobre que Sofia morava na casa da família de Elvira e se dirige para lá para tirar satisfações.
Quando a vilã chega ao lar suburbano, contudo, ambas entram num bate-boca e vão às vias de fato – até que Elvira domina Lola na base do muque. “Você vai pagar por tudo, diaba. Esse aqui é pela Rebeca, pela Sofia, pela minha família”, diz Elvira enquanto vai estapeando a vilã. E completa: “Nunca mais abre essa boca imunda, botocada dos infernos pra falar de filha minha”.
Após o filho de Elvira separar as duas brigonas, a dona da clínica estética duvidosa Lolaland se levanta e ameaça: “Vou (embora), mas eu volto”. E dá uma cusparada típica na direção da inimiga. A cena já entrou para a lista das catfights antológicas das novelas — e, não à toa, viralizou nas redes sociais.
Confira o vídeo:
a elvira batendo na Lola, simplesmente uma das melhores cenas #BelezaFatal pic.twitter.com/0hxm74AgzC
— sara paixão (@soberaniamem) March 17, 2025