O recorde melancólico que Mania de Você deve quebrar no ibope
Novela de João Emanuel Carneiro chega à sua última semana na Globo diante da perspectiva de dar vexame histórico

Com apenas quatro capítulos pela frente até seu final, na próxima sexta-feira 28, Mania de Você caminha para estabelecer uma marca melancólica. O folhetim de João Emanuel Carneiro tem tudo para “consagrar-se” como a novela de pior audiência de toda a história do horário das 9 da Globo. Cambaleante desde seu início, em 4 de setembro do ano passado, a trama provou ao longo dos quase sete meses de lá para cá que tudo que é ruim em matéria de melodrama desastrado pode sempre piorar, com tentativas de ajustes e sacadas milagrosas que só afugentaram os espectadores da faixa — a mais recente medida desesperada foi botar para escanteio de vez a rejeitada mocinha da história, Viola (Gabz), que praticamente tomou chá de sumiço na reta final.
Qual o tamanho do fiasco de Mania de Você?
Até o momento, Mania de Você contabiliza meros 21,1 pontos de média geral de audiência na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. Se mantiver essa marca de audiência, deverá desbancar a grande recordista negativa na faixa até hoje, Um Lugar ao Sol, trama de Lícia Manzo exibida entre novembro de 2021 e março de 2022 pela Globo. Na época, o esquecível programa atingiu 22,3 pontos na medição geral auferida pelo Kantar IBOPE Media na Grande São Paulo, superando fiascos anteriores no horário das 9 como Babilônia (2015) e A Lei do Amor (2016).
O que falta para Mania de Você virar pior ibope da história?
Mania de Você terá de cumprir uma missão impossível se quiser escapar dessa pecha vergonhosa no ibope. Para reverter o prejuízo e alcançar a média de Um Lugar ao Sol, teria de marcar coisa de 40 pontos por dia daqui até sexta-feira — uma improbabilidade estatística no cenário atual da televisão aberta, que hoje raramente passa perto disso. Para complicar as provações da Globo e de João Emanuel Carneiro, há uma pedra e tanto no meio do caminho: na quinta-feira 27, noite em que será exibido seu penúltimo capítulo, a concorrente Record vai transmitir um jogo arrasa-quarteirão, a final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras. Vai ficar difícil, pelo jeito, Mania de Você escapar do maior 7×1 da história das novelas.