A atriz Gabriela Medeiros, de 23 anos, foi ao programa Conversa com Bial na madrugada desta quinta-feira, 5 de setembro, e revelou como as experiências de sua personagem em Renascer, Buba, refletem sua própria vivência de mulher trans. Comovida, a jovem abordou a falta de afeto romântico e da família ao longo da transição, ressaltando que nunca pôde conversar com os pais sobre o assunto. “Eu tive muito a questão do silenciamento e de um certo desprezo”, disse ela a Bial após rever a cena em que sua personagem encontra os pais pela primeira vez após a transição.
Segundo a atriz, interpretar a personagem é uma espécie de exorcismo de suas próprias dores, dinâmica que fez a linha entre ficção e realidade se tornar difusa: “Muita coisa se esbarra. Trazer esse corpo é também trazer o meu corpo. Quando falo que virei uma simbiose, é porque já não sabia mais quem era eu e quem era a Buba. Acordava no meio da noite chorando por conta do texto que gravaria no dia seguinte”, disse.
Gabriela passou pela transição aos 18 anos e, desde então, não tem mantido contato com a família. Em Renascer, sua personagem tem também uma relação turbulenta com os pais, que gradualmente passam a compreendê-la e aceitá-la.
Para além do afeto familiar, a atriz também comentou como sente falta do amor romântico, que não recebe de homens que ou querem escondê-la por preconceito, ou a enxergam apenas como objeto sexual. No programa, Bial leu um texto escrito por ela em que lamenta: “Parece que só existo à noite. Espero um dia ser o sol de alguém”. De acordo com ela, seu corpo é alvo de curiosidade e fetiches, mas não de amor genuíno.
Nenhuma das mazelas, porém, abala sua confiança na própria identidade de gênero. Assertiva, Gabriela ainda explicou ao entrevistador: “Não quero abdicar do amor da minha família, não quero abdicar de ser amada, mas também não podia abdicar de mim”.
O desfecho de Buba ocorre nesta sexta-feira, 6, junto ao fim de Renascer. Nele, a personagem e seu namorado, José Augusto (Renan Monteiro), devem acolher o filho de Teca (Lívia Silva) e Pitoco (Juan Queiroz), formando uma família.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial