Bateau Mouche: HBO resgata naufrágio trágico que abalou país em nova série
Embarcação afundou no Réveillon de 1988 para 1989 e terminou com a morte de 55 pessoas, incluindo a atriz Yara Amaral

A HBO divulgou nesta segunda-feira, 27, o lançamento de uma série que resgatará o trágico naufrágio da embarcação Bateau Mouche no Revéillon de 1988 para 1989, quando 55 pessoas morreram por negligência. A série Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça estreia em 18 março na HBO e Max e é dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, responsáveis pela série documental Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez. De acordo com a HBO, a série terá três episódios de uma hora cada, sendo lançados semanalmente às terças-feiras.
A produção resgatará o caso que abalou o Brasil na época. Na noite daquela virada, o Bateau Mouche IV transportava 142 passageiros a bordo — bem mais que o dobro do número recomendado, de 62 — pela Baía de Guanabara, para assistir à queima de fogos de artifício em Copacabana. Entre os mortos estava Yara Amaral, uma grande atriz que estrelava a novela da Globo Fera Radical. A tragédia escancarou a negligência de empresa responsável pela embarcação, repleta de fraudes e irregularidades — e virou um símbolo da impunidade no país.
Os sócios majoritários da empresa Bateau Mouche Rio Turismo, Faustino Puertas Vidal, Avelino Rivera e Álvaro Costa, foram condenados em maio de 1993 por homicídio culposo sem a intenção de matar, sonegação fiscal e formação de quadrilha, com pena de quatro anos de prisão em regime semiaberto. Entretanto, em fevereiro de 1994, eles fugiram para a Espanha.
A produção filmada no Rio de Janeiro conta com depoimentos de Fátima Bernardes, Malu Mader, além de Bernardo Amaral, filho de Yara Amaral, e sobreviventes do naufrágio e parentes de vítimas. A série também mostra simulações da noite da tragédia.
Guto Barra e Renata Amato assinam o roteiro, com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Patrício Diaz por parte da Warner Bros. Discovery.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial