De Cigano Igor a Rudá: 5 mocinhos esquecíveis das novelas da Globo
Personagem de Nicolas Prattes na novela das 9 da Globo se junta a lista de protagonistas insossos

Mocinho de Mania de Você, Rudá (Nicolas Prattes) nadou, nadou, nadou, mas morreu na praia no capítulo de quinta-feira, 27, o levando diretamente para a lista de protagonistas insossos e esquecíveis das novelas da Globo. Par romântico de Viola (Gabz) na novela das 9 escrita por João Emanuel Carneiro, o personagem gerou antipatia do público logo de cara, sofreu a novela inteira e terminou sem um final feliz após ser baleado pelo vilão Molina (Rodrigo Lombardi). Pelo menos, o personagem não está sozinho no rol de protagonistas que caiu em desgraça. Confira a seguir quais são eles:
Cigano Igor – Explode Coração (1995)
Na novela de Glória Perez, a protagonista Dara (Tereza Seiblitz) é prometida em casamento para Igor (Ricardo Macchi), já que ambos são de famílias ciganas. A jovem, porém, não quer seguir o estilo de vida cigano mais, e começa a se relacionar com um homem pela internet. O personagem Igor só sabia falar frases curtas e andar sem camisa. Acabou tão esquecível, que as pessoas só lembram da atuação inexpressiva de Ricardo Macchi, que fazia sua estreia na TV já como protagonista na época.
Bahuan – Caminho das Índias (2009)
Na Índia, Maya (Juliana Paes) começa a novela — também de Glória Perez — apaixonada perdidamente por Bahuan (Márcio Garcia), sem nem imaginar que ele é um dhalit (intocável), um sem casta. Grávida dele, ela é obrigada a se casar com Raj (Rodrigo Lombadi). A falta de carisma do personagem de Garcia fez com que ele perdesse o posto de protagonista e acabasse em a mocinha da história, que terminou com Raj graças à química do casal.
Gabriel – O Sétimo Guardião (2018)
Personagem principal da trama escrita por Aguinaldo Silva e vivido por Bruno Gagliasso, Gabriel queria descobrir a identidade de seu pai, mas acabou apaixonado por Luz (Marina Ruy Barbosa), enquanto precisa guardar uma fonte sagrada. O enredo ficou caótico, o mocinho ganhou ares de vilania e terminou baleado e morto no último capítulo.
Amadeu – A Dona do Pedaço (2019)
No início da história, Amadeu (Marcos Palmeira) vive um romance com Maria da Paz (Juliana Paes), mas a guerra entre as famílias dos dois os separa por duas décadas. Quando eles se reencontram, a paixão ainda é forte, mas eles enfrentam vários obstáculos até terem um final feliz. O problema é que, ao longo da novela de Walcyr Carrasco, o personagem mal fazia parte dos principais enredos e chegou a ser esquecido no churrasco enquanto a protagonista sofria um golpe de Régis (Reynaldo Gianecchini), com quem ficou casada por um tempo durante os capítulos.
Rudá – Mania de Você (2024)
Atual novela das 9, Mania de Você poderia ser a grande chance de Nicolas Prattes de provar seu valor como protagonista do horário nobre, porém, o resultado foi exatamente o contrário. Como Rudá começou a história traindo Luma (Agatha Moreira) com Viola, ficou difícil criar qualquer empatia pelo ativista ambiental, que acabou escanteado na novela. Ele precisou fugir para Portugal após ser acusado de matar Molina — que nem estava morto no final das contas –, conheceu uma portuguesa, a engravidou, mas a abandonou — com uma mãe doente — para voltar ao Brasil atrás de Viola e sem nunca mais falar com a namorada europeia. Ele até foi preso injustamente, mas o público já não quis mais saber dele e até pediu para que o personagem morresse. O pedido foi atendido.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial