Qual não foi minha surpresa quando um respeitado jornalista de política confidenciou que se divertia muito assistindo ao reality da MTV De Férias com o Ex. De lá para cá, perguntei a pessoas aprumadas e cultas se elas tinham ouvido falar do programa. Recebi como reação olhos arregalados e a cara de surpresa: “Você também assiste?”. De fato, não é o tipo de programa — que já está em sua quinta temporada no canal pago — que leva a pessoa a bater no peito e dizer por aí, com orgulho, ser um espectador. Mas o que se vê entre quatro paredes… fica entre quatro paredes.
Aos que desconhecem a atração (se é que você também não a assiste escondido), vai aqui um resumo: dez jovens de corpos torneados, roupas diminutas e pouca inibição são confinados em uma mansão num lugar convidativo — na atual fase, De Férias com o Ex Brasil: Celebs, protagonizada por influencers (sempre eles), se passa em Trancoso, na Bahia. Regados a muito (mas muito) álcool e embalados por um clima de festa que vai do café da manhã até a madrugada, o grupo está lá por um motivo bastante específico: a pegação. A farra é colocada em risco quando, de dentro do mar (sim, de dentro do mar), sai um novo integrante da casa: mais especificamente, o ex de um dos participantes. A chegada do intruso provoca intrigas, ciúmes e o surgimento de códigos morais que até então pareciam inexistentes por ali. “A mulherada não respeita mais as amigas”, diz uma das participantes. Em quatro episódios, a figura em questão perdeu as contas de quantas pessoas (homens e mulheres) “pegou”. Ainda assim, ela se vê no direito de repudiar uma garota que ficou com um desses muitos que passaram por suas mãos.
A combinação de corpos desnudos e baixaria, claro, é a força que atrai audiência (veja mais abaixo). O programa da MTV, porém, tem temperos extras para manter a audiência plugada. Entre eles, a edição dinâmica e o uso de um hilário narrador. As pérolas dos participantes completam o pacote. “Eu beijei umas duas, três, quatro, seis bocas, acho. Tipo um fogão: de quatro a seis bocas”, diz um dos rapazes de sorriso marcante e peitoral descamisado cheio de tatuagens. As muitas cenas de sexo e a balbúrdia trash atiçam o voyeurismo dos espectadores.
Ao contrário dos concorrentes de outras emissoras, como Big Brother Brasil e A Fazenda, De Férias com o Ex não promete prêmios exorbitantes, nem coloca seus personagens sob o escrutínio do voto popular. Os amassos e trombadas de rapazes bombados e moças de biquíni (e cílios postiços aprumados logo quando elas acordam) são um atrativo por si só. Se o BBB garimpa diferentes personalidades para ver como elas se comportam no confinamento, o De Férias observa a convivência de pessoas ao estilo “reis do camarote” em todos os seus excessos e instintos animalescos.
A fórmula vai bem, obrigada. O formato começou em 2014, na MTV inglesa, sob o nome Ex on the Beach, e ganhou versões em outros países, até chegar ao Brasil em 2016. De lá para cá, se tornou o grande fenômeno de audiência do canal. A partir de sua segunda temporada, o reality conquistou a liderança da TV paga na faixa etária de 18 a 34 anos, segundo dados do Ibope. Dentro do target adulto, a temporada atual já fez frente até à TV aberta, ficando duas vezes atrás apenas da Globo em audiência. No canal oficial do YouTube, De Férias soma mais de 245 milhões de visualizações. Até a gigante Amazon percebeu o potencial do fenômeno, e adicionou ao seu catálogo no canal de streaming Prime Video a nova temporada, com um episódio liberado por semana: na MTV, os capítulos inéditos vão ao ar às quintas-feiras (se é que você, leitor, ainda não sabe disso).