Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Faustão: O que se sabe até agora do estado de saúde do apresentador

Apresentador está internado no hospital Albert Einstein e pode passar por novo transplante

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h00 - Publicado em 27 fev 2024, 08h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Seis meses após passar por um transplante de coração, o apresentador Fausto Silva, 73 anos, foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com problemas renais. Desde o ano passado, Faustão já passava por sessões de hemodiálise nos rins, um efeito decorrente da insuficiência cardíaca, problema inicial que o levou à fila prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS) em agosto de 2023. Fontes próximas ao caso confirmam a VEJA que, agora, um transplante de rins é uma possibilidade analisada pela equipe médica e a família. Hospital e parentes, porém, não se manifestaram oficialmente desde que a notícia se espalhou pela imprensa na noite de segunda-feira, 26.

    Confira atualização do estado de saúde de Faustão neste link

    Com a nova internação, o nome de Fausto Silva entrou na lista de termos mais buscados do Google Trends, com mais de 20 mil pesquisas entre segunda e terça. Apresentador da Globo entre 1989 e 2021, Fausto Silva comandou o Domingão do Faustão por mais de 30 anos. Em 2022, ele foi contratado pela Band, onde apresentou o Faustão na Band até meados de 2023, quando se afastou dos palcos para dar atenção à saúde.

    Histórico

    Fausto Silva foi submetido a uma cirurgia para transplante de coração no dia 27 de agosto de 2023, no Hospital Israelita Albert Einstein. Internado desde 5 do mesmo mês, ele foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e os médicos indicaram o procedimento no dia 20, quando seu quadro se agravou. Desde então, ele estava na fila aguardando pelo transplante e uma corrente de solidariedade foi formada por familiares e amigos para incentivar a doação de órgãos. Segundo o Einstein, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o hospital durante a madrugada e teve início uma avaliação para verificar a compatibilidade do órgão, considerando o tipo sanguíneo B. “A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30”, informou, em nota, o hospital.

    Poucos dias depois, Fausto concedeu uma entrevista dizendo que se sentia bem e renovado. “Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”, contou ele, detalhando ainda como estava sendo a recuperação. “Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso.”

    A insuficiência cardíaca é uma condição que leva o coração a perder a capacidade de bombear o sangue de forma adequada para atender às necessidades do organismo. Os pacientes costumam ter sintomas como falta de ar, tontura, cansaço, dificuldade para caminhar, tosse e inchaço nas extremidades do corpo. No mundo, mais de 64 milhões de pessoas são afetadas pela doença. No período de cinco anos após o diagnóstico, apenas 25% dos pacientes sobrevivem. Por isso, o transplante é indicado em casos graves e que não são estabilizados com outras formas de tratamento.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.