Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Globo faz de ‘Pantanal’ novela sob medida para viralizar no Twitter

Remake mira em memória afetiva do público da versão original e acerta em cheio em ‘memes’ criados pela nova geração

Por Kelly Miyashiro
Atualizado em 16 Maio 2022, 18h50 - Publicado em 16 Maio 2022, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No ar após mais de trinta anos da exibição original na extinta Manchete, o remake de Pantanal foi feito sob medida pela Globo para viralizar no Twitter em 2022. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama ambientada no Centro-Oeste do Brasil vem sendo atualizada por Bruno Luperi, neto de Barbosa, no horário nobre da TV brasileira.

    Com grande investimento da emissora em viagens, equipamentos de última geração e em divulgação, o autor da versão atual não economiza nos artifícios para conquistar o público. O resultado positivo vem se refletindo na audiência, já que a atual novela das 9 levantou os números do ibope da faixa em comparação com a antecessora, Um Lugar ao Sol. Com nove semanas no ar, Pantanal tem uma média de 28 pontos, enquanto no mesmo período a trama de Lícia Manzo registrou apenas 22.

    Mas o que vem se destacando como atrativo, e se mostrando essencial para o sucesso do remake é a capacidade da história em virar piadas que repercutem nas redes sociais – os “memes”. O fator viral pode não ter sido o principal objetivo da produção da Globo, já que o foco de uma novela é retorno comercial sempre, e é da audiência e da publicidade que ele se nutre. Mas é difícil acreditar que ninguém tenha percebido o potencial de frases satíricas como “não fala nada, Muda!”, disparada por Juma (Alanis Guillen) à personagem interpretada por Bella Campos, que fingia não conseguir falar. Ao se converter em memes, esses bordões ampliam o engajamento do espectador com a trama.

    Se na primeira versão o Jove de Marcos Winter causava dúvidas sobre sua sexualidade na imaginação de José Leôncio (Cláudio Marzo), na atual o personagem vivido por Jesuíta Barbosa escancara sua fluidez como um jovem liberto das amarras do machismo e do estereótipo de másculo – com muito prazer, inclusive. É o típico personagem para “quebrar o tabu” e fazer as redes sociais ficarem em polvorosa com o galã “esquerdomacho”.

    Para além dos fatores “memiáticos”, Pantanal desperta a curiosidade de um público que já tinha perdido o gosto de ver novela. As paisagens naturais belíssimas são deixadas em segundo plano para dar lugar a atuações fortes, como a de Juliana Paes na pele de Maria Marruá na primeira fase, e surpreendentes, como a da quase novata Alanis como Juma.

    A expectativa da Globo é que a trama se encaminhe para quebrar seus próprios recordes de audiência conforme o enredo ganha novas camadas. Consiga esse feito ou não, o fato é que Pantanal já demarca uma nova era na relação do público com a televisão aberta. Foi-se o tempo em que os folhetins batiam mais de 40 pontos, é verdade. Mas atualmente a Globo não compete mais com Record e SBT apenas, e sim com um universo inteiro de possibilidades abertas pela explosão do streaming. Que uma boa parcela do público agora acompanhe novela pela internet e faça questão de comentá-la no Twitter é a prova de que Pantanal aos poucos vai passando sua boiada em direção a um novo tempo na TV.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.