Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

Jornal Nacional tem edição especial quase toda dedicada a Silvio Santos

O apresentador foi celebrado como "um mestre do auditório, o camelô que ajudou a construir a história da televisão"

Por Da Redação
17 ago 2024, 21h35

O Jornal Nacional, da TV Globo, apresentou neste sábado, 17, uma edição especial quase inteiramente dedicada à morte do apresentador e empresário Silvio Santos, dono do SBT.

“O Brasil acorda com saudade de Silvio Santos. Amigos, artistas e admiradores celebram a vida do apresentador. O comunicador que durante 60 anos se divertiu trabalhando. Que levou música, sorriso e alegria para milhões de famílias. E embalou com bordões inesquecíveis o domingo dos brasileiros”, disse o texto inicial do JN, lido por Renata Vasconcellos e César Tralli.

Na sequência, o próprio Silvio apareceu em gravações de arquivo falando alguns de suas frases clássicas: “quem quer dinheiro?”, “vamos abrir as portas da esperança”, “valendo meio milhão de reais, qual é a resposta?”, “o que é que vocês acham, namoro ou amizade?”.

O JN ainda celebrou o apresentador como “um mestre do auditório, o camelô que ajudou a construir a história da televisão”, que morreu neste sábado aos 93 anos de idade, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

“O Jornal Nacional começa agora. E Silvio Santos vem aí”, concluíram os âncoras na escalada, a primeira parte da edição, em referência ao famoso jingle do apresentador, reproduzido pelo programa jornalístico.

Continua após a publicidade

Uma série de reportagens contou a história de sucesso do apresentador e empresário, com dezenas de depoimentos de fãs e personalidades como Carlos Alberto de Nóbrega, Roberto Carlos, Eliana, Pedro Bial, Raul Gil e Leão Lobo, entre outros.

Além da morte de Silvio Santos, o Jornal Nacional noticiou apenas a prisão do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o Concurso Público Nacional Unificado, que será realizado neste domingo, a previsão do tempo no país, e os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol — em um dos três blocos da edição.

Ao fim da edição, Renata Vasconcellos e César Tralli leram uma nota de João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, sobre o apresentador, que foi funcionário da emissora nas décadas de 1960 e 1970, antes de fundar o SBT. Na sequência, foi executado outro jingle, “o Silvio Santos é coisa nossa”, e o som foi interrompido por alguns segundos para a conclusão do jornal.

Ao longo da programação deste sábado, a Globo fez uma cobertura especial sobre “o maior comunicador da TV brasileira”, inclusive dos estúdios do JN. Ainda nesta noite, será exibido um Globo Repórter especial sobre o apresentador.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.