Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

Lula lamenta morte de Cid Moreira: “Será eternamente lembrado”

Presidente ofereceu seus sentimentos para familiares, amigos, colegas e admiradores do âncora, que comandou o 'Jornal Nacional' por 29 anos

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 out 2024, 11h43 - Publicado em 3 out 2024, 11h20

Na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou a rede Bluesky para lamentar a morte do jornalista Cid Moreira, primeiro âncora do Jornal Nacional e uma das figuras mais longevas da comunicação brasileira. O apresentador faleceu no mesmo dia, aos 97 anos, em decorrência de uma pneumonia que tratava em hospital de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Confira o pronunciamento na íntegra:

“Com tristeza, o Brasil se despede hoje de uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão, com o falecimento de Cid Moreira aos 97 anos. Jornalista e radialista, Cid Moreira atuou em diversas rádios e emissoras de TV antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde foi o principal apresentador por décadas. Ele se tornou o rosto das notícias e a voz do “boa noite” para milhões de brasileiros. Dono de uma voz única e poderosa, Cid se destacou pelas inúmeras locuções, sendo a mais célebre delas as gravações da Bíblia Sagrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira será eternamente lembrado.”

Distante de filiações partidárias, o jornalista é alvo de homenagens de políticos diversos, lista que vai do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, até a deputada bolsonarista Carla Zambelli, que o elogiou como a “voz mais linda do mundo”.

Como titular do JN, Cid Moreira apresentou 8.000 edições do telejornal e foi responsável por imprimir a marca do programa na memória brasileira. Sua última passagem pelo noticiário ocorreu em abril de 2015, quando a TV Globo celebrava a marca de 50 anos de produções jornalísticas. Junto ao antigo colega Sérgio Chapelin, ele chamou a reportagem final dedicada à efeméride. Fora da emissora, fazia sucesso como narrador da Bíblia em gravações que venderam mais de 50 milhões de cópias.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.