Morre Berta Loran, atriz e estrela da comédia, aos 99 anos
Artista nasceu na Polônia e fez carreira no Brasil, se consolidando em tramas tradicionais do humor
Morreu na noite deste domingo, 28, no Rio de Janeiro, a atriz e estrela da comédia brasileira Berta Loran, aos 99 anos. A informação foi confirmada pela TV Globo, mas a causa da morte não foi divulgada.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta veio para o Brasil aos 9 anos, fugindo do nazismo. O pai era ator e alfaiate, e ela costuma acompanhá-lo em espetáculos para a comunidade judaica que aqui residia. Ela subiu ao palco pela primeira vez aos 14 anos, e não parou desde então.
Com mais de 70 anos na indústria artística, Berta se consagrou em programas de sucesso da comédia nacional, como os tradicionais Balança Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total e A Grande Família.
Iniciada na Globo em 1966, ela também marcou presença em novelas de sucesso da emissora, como Amor com Amor se Paga (1984), Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), a segunda versão de Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019).
Ao falar sobre a arte de fazer rir, Berta atestou que o humor era uma das coisas mais precisos da existência humana. “O humor não pode ser perdido. Humor é tudo na vida”, atestou ela em entrevista ao Memória Globo.
Este texto está em atualização
O verdadeiro motivo para prisão do ex-Corinthians Douglas dos Santos
Metanol: blitz fecha 6 estabelecimentos e lacra 128 mil garrafas de vodca
Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
O gasto milionário que promete ter casamento de Cristiano Ronaldo
Anvisa pede mais tempo para regular a Cannabis no país