Morre Liam Payne, cantor e ex-integrante do One Direction, aos 31 anos
Artista estava na Argentina e foi encontrado morto após cair do terceiro andar de hotel
O cantor Liam Payne, ex-integrante do grupo One Direction, morreu aos 31 anos, nesta quarta-feira, 16, na Argentina. De acordo com o jornal La Nacion, o artista foi encontrado morto após cair do terceiro andar do hotel em que estava hospedado em Palermo, em Buenos Aires. Segundo informações iniciais, a polícia argentina foi acionada no local para conter “um homem agressivo que parecia estar sob efeito de drogas ou álcool”, e as autoridades confirmaram o óbito logo em seguida. O cantor destruiu o quarto de hotel onde dormia antes de cair. Ele deixa o filho Bear, de 7 anos, fruto do antigo relacionamento com a cantora Cheryl Cole. Até o momento, nenhum dos integrantes do One Direction se pronunciaram sobre o assunto. Recentemente, o cantor estava namorando a influenciadora digital Kate Cassidy, e compartilhou uma foto antiga com ela no Snapchat pouco antes de morrer.
De acordo com Alberto Crescenti, chefe do sistema médico de emergência do estado, disse que ele caiu em um pátio do Casa Sur Hotel. As autoridades vão investigar o que aconteceu.
Nascido em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido, Payne ficou famoso na adolescência em 2010, após entrar no reality show musical The X Factor, programa em que foi selecionado pelos jurados para formar a boy band One Direction, junto com Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik. A seleção dos cinco integrantes foi feita pela cantora e jurada Nicole Scherzinger, e o grupo, mais tarde apadrinhado por Simon Cowell — outro jurado do programa e grande executivo musical –, se tornou um dos maiores grupos musicais do final da década de 2010 até 2016, quando a boyband se separou e todos seguiram carreiras solo. Entre os hits da banda estavam o single de estreia What Makes You Beautiful e outras músicas como You and I, Story of My Life, Night Changes e Live While We’re Young. O One Direction lançou cinco álbuns bem-sucedidos, com mais de 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e fizeram duas turnês mundiais, ganhando vários prêmios como MTV Music Awards.
Filho de Geoff e Karen Payne, Liam pretendia ser corredor, mas começou a se interessar pelo canto na escola. Aos 12 anos, começou a fazer um curso de artes cênicas, depois começou a praticar canto, piano, violão e guitarra.
Em sua vida pessoal, Payne namorou a modelo britânica Sophia Smith de 2013 a 2015. Em 2016, aos 24 anos, ele assumiu namoro com a cantora Cheryl Cole, dez anos mais velha do que ele — ela tinha sido jurada do The X Factor na mesma época em que ele fez um teste do programa pela primeira vez — mas foi rejeitado de cara, quando ele tinha 14 anos. Os dois só começaram a se relacionar uma década depois e tiveram um filho em 2017, chamado Bear, e no ano seguinte se separaram. Depois, o cantor namorou a modelo Maya Henry, com quem terminou em 2022. Rumores na imprensa americana dizem que Liam chegou a pedir para Maya fazer um aborto, após a mesma lançar um livro em que relatava a experiência de forma fictícia, mas avisava que se inspirou na própria história.
Após o fim do One Direction em 2016, Liam lançou o seu primeiro single a solo, Strip That Down, em maio de 2017, e seu primeiro disco solo, LP1, foi lançado em 2019. Em 2021, Liam Payne se apresentou em uma festa de 15 anos em Goiânia, no aniversário da filha de um fazendeiro. Em 2023, ele se apresentaria no Brasil no festival The Town, mas cancelou a apresentação — e sua agenda em outros países da América do Sul, após sofrer de uma infecção renal e acabou substituído por Joss Stone.