Morre Silvio Pozatto, ator de ‘Pantanal’, aos 68 anos
Veterano estrelou folhetins clássicos dos anos 1980 e exerceu também a carreira de fotógrafo teatral por 25 anos

O ator Silvio Pozatto morreu nesta segunda-feira, 30 de junho, aos 68 anos. Mais conhecido por interpretar o personagem secundário Rúbem na primeira versão de Pantanal (1990), o artista vivia com Parkinson há anos e estava hospedado no Retiro dos Artistas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde 2022. A casa de apoio acolhe idosos da classe artística que precisam de cuidados especiais e atenção ininterrupta. A própria instituição confirmou a morte, causada pela doença de Parkinson e outras complicações.
Para além de Pantanal, Silvio Pozatto também estrelou os folhetis Ti Ti Ti (1985), Roque Santeiro (1985) e Paraíso Tropical (2007) e a minissérie A, E, I, O… Urca (1990). Fora das telas, desenvolveu carreira como fotógrafo — dedicado especialmente ao teatro e a campanhas publicitárias — e equilibrou as funções ao longo de 25 anos. O Parkinson o afastou das atividades, mas o Retiro dos Artistas o estimulou a pensar sobre o ofício mesmo assim: “Fotógrafo eu sou, continuo sendo, eu apenas não pratico. Doei todo meu equipamento. Eu fui convidado para fazer uma exposição aqui no Retiro, uma exposição de fotos minhas. Isso me obrigou a visitar minha obra, mexendo no acervo, nas caixas”, disse ele em entrevista à revista Caras Brasil em 2024.
Via Instagram, o Retiro lamentou a perda de Pozatto: “Mesmo enfrentando o Parkinson e outras batalhas de saúde, manteve sua doçura, generosidade e vontade de recomeçar. Recentemente, reencontrou seu acervo e voltou a organizar exposições com o olhar aguçado de sempre. Ficam conosco suas memórias, sua arte e sua presença afetuosa”, diz o texto oficial da organização. Nos comentários, colegas como Drica Moraes, Armando Babaioff e Zélia Duncan prestaram condolências.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial