Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

Na contramão do Brasil, EUA registram queda na audiência do Oscar

Com o filme 'Ainda Estou Aqui' concorrendo em três categorias, premiação bateu recorde em solo brasileiro

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 mar 2025, 12h38

Edição mais vista no Brasil em 20 anos, o Oscar 2025 não teve o mesmo apelo de audiência nos Estados Unidos, onde registrou uma queda de 7% de público em relação ao ano anterior. De acordo com dados da Nielsen, 18,1 milhões de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo da premiação pela rede ABC. Essa é a primeira queda em quatro anos, o que mostra que a seleção de indicados parece não ter despertado tanto a curiosidade dos americanos ou que a apresentação de Conan O’Brien e os discursos de certos vencedores tenham espantado o público.

Em 2021, o primeiro Oscar desde o começo da pandemia de Covid registrou uma baixa histórica com apenas 10,4 milhões de telespectadores, mas a premiação vinha se recuperando. No ano seguinte, houve um salto para 16,6 milhões de pessoas, seguido por 18,8 milhões em 2023 e 19,5 milhões em 2024.

Apesar da queda de 700.000 telespectadores, o Oscar ainda foi o programa de entretenimento mais visto em horário nobre da temporada 2024-2025 americana. A premiação também foi transmitida pelo serviço de streaming Hulu, que recebeu duras críticas por problemas técnicos.

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar de melhor filme internacional, a primeira vitória do país na história da premiação. O longa dirigido por Walter Salles também concorria como melhor filme, e Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva, disputava a estatueta de melhor atriz. Ambos foram superados por Anora, de Sean Baker, e sua estrela, Mikey Madison.

Audiência do Oscar no Brasil

A vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 elevou os índices de audiência da Globo na TV aberta e no canal TNT na TV paga. De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos por VEJA com fontes do mercado, a premiação fez a Globo registrar 14 pontos de média na Grande São Paulo, sendo o maior ibope da cerimônia em 20 anos — cada ponto equivale a 77.488 domicílios na região paulista. O resultado da Globo também foi 27% do que a soma das audiências de outros streamings. Já o TNT marcou 4 pontos, o recorde de ibope da premiação no canal desde 2000 e conquistou a liderança isolada da TV por assinatura. No PNT (Painel Nacional de Televisão), cada ponto equivale a 125.000 telespectadores em todo o país com assinatura de canais pagos.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.