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Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

O fiasco colhido por Sydney Sweeney nos cinemas após acusação de eugenia

Em cartaz nos Estados Unidos com novo filme, Sweeney enfrenta retaliação por campanha publicitária polêmica

Por Bárbara Bigas 18 ago 2025, 11h06

Acusada recentemente de eugenia, a atriz americana Sydney Sweeney está nos cinemas com o thriller policial Americana — e  o filme vem se mostrando um fracasso de bilheteria. A trama acompanha Penny Jo Poplin (Sweeney), uma garçonete que deseja se tornar uma cantora country. 

Atriz da série Euphoria, da HBO, e do terror Imaculada (2024), Sydney Sweeney esteve no centro de uma polêmica recente por uma propaganda que fez para a marca de roupas American Eagle. Na campanha, ela veste um modelito de jeans em vários vídeos e sempre repete o slogan “Sidney Sweeney has great jeans“, que, no inglês, estabelece um trocadilho entre a calça e a palavra “genes”. Não acaba por aí: mais para frente no anúncio, Sweeney afirma: “Genes são passados de pai para filho, normalmente determinando traços como cor do cabelo, personalidade e até a cor do olho. Meus jeans são azuis”, enquanto a câmera foca em seus olhos. Em outro, a atriz é vista riscando a palavra “genes” e a trocando por “jeans”.

Com o paralelo entre jeans e genes, a publicidade esbarrou em acusações de eugenia e apologia à supremacia branca. Popular entre meados do século XIX e levada a extremos inomináveis de horror pelo nazismo, a eugenia prega que a raça humana pode avançar de acordo com a manipulação genética, teoria que leva seus seguidores a buscar a “pureza racial”, ideal que costuma favorecer o fenótipo ariano — loiro de olhos claros — e subjugar etnias avessas ao padrão europeu como intelectual e biologicamente inferiores. A polêmica com a American Eagle ganhou novos contornos quando descobriu-se que Sweeney é filiada ao partido republicano desde 2024 — ano da disputa eleitoral entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.

De acordo com o The Hollywood Reporter, Americana — o primeiro trabalho de Sydney desde que o anúncio da marca viralizou — arrecadou até agora nos Estados Unidos apenas 840 000 dólares, uma média de 763 dólares por cinema. Em um post nas redes sociais da atriz divulgando o filme, encontram-se diversos comentários críticos a ela, como “Eu não gosto dos seus jeans”, “sua carreira acabou”, “nós não esquecemos, Sydney”, e também comentários defendendo-a. “Você é uma verdadeira americana, continue assim”, “A América ama a Sydney”.

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