O indecoroso jantar em família que deu origem ao sucesso ‘Vale Tudo’
O principal autor do folhetim, Gilberto Braga, relatava como uma discussão de parentes inspirou novela que vai ganhar remake na Globo

No próximo dia 31, a Globo vai lançar finalmente o remake de um de seus maiores sucessos: a novela Vale Tudo. Exibida entre meados de 1988 e começo do ano seguinte, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères parou o país diante de um mistério irresistível – quem matou a vilã Odete Roitman? Mais que isso, porém, Vale Tudo expressou melhor do que nenhuma outra novela a capacidade do gênero de espelhar as angústias de toda a nação.
Corrupção, impunidade, hipocrisia, ganância e preconceito: tudo isso era jogado na cara do espectador por meio dos personagens de moral tortíssima do folhetim. Sua música-tema — que será resgatada pela nova versão da Globo — resumia bem o espírito da história. Composta por Cazuza, Nilo Romero e George Israel e imortalizada na voz de Gal Costa, a canção Brasil dizia: “Brasil / Mostra a tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assim / Brasil / Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? / Confia em mim”.
O que inspirou Vale Tudo, afinal?
Poucos sabem, no entanto, como surgiu a ideia inicial de Vale Tudo — primeira de três tramas de Gilberto Braga em que o autor enfocava o desalento do país (as outras são O Dono do Mundo e Pátria Minha). No livro Autores — História da Teledramaturgia, o novelista relata que o lampejo de falar sobre o Brasil do “jeitinho” e da impunidade nasceu de uma discussão familiar durante um jantar.
No meio da refeição, um parente xingou seu padrinho, irmão da mãe do autor, de “medíocre e babaca”. Isso por uma razão espantosa, mas tristemente comum: o padrinho era delegado de polícia — e não enriqueceu no cargo, o que era visto como absurdo pelo outro parente. “Ah, ele foi delegado em Foz do Iguaçu e Belém e poderia estar rico. Todo mundo que foi delegado nestes lugares tem apartamento na Vieira Souto e ele não tem nada, é pobre”, relembra Braga no livro. Responda rápido, caro leitor: será que o Brasil mudou muito desde a primeira Vale Tudo?
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial