O inimigo número 1 que ‘Vale Tudo’ ganhou antes mesmo da estreia
Próxima novela das 9 da Globo terá que aguentar as opiniões contundentes - válidas ou injustas - de noveleiros encrenqueiros

Estreia na próxima segunda-feira, 31 de março, o aguardadíssimo remake de Vale Tudo — substituindo Mania de Você como novela das 9 da Globo. O folhetim de Manuela Dias, porém, já tem um inimigo número 1 antes mesmo de ir ao ar: a bolha noveleira do X (antigo Twitter), que tem criticado contundentemente cada chamada divulgada da adaptação do clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
Vale Tudo é uma novela que mexeu muito com as emoções do povo brasileiro quando foi ao ar. A história idealizada por Braga é baseada no questionamento de se é possível ser honesto no Brasil ou se vale tudo para crescer na vida, centralizando a discussão entre Raquel e Maria de Fátima, mãe e filha de personalidades opostas: enquanto a mais velha queria ter sucesso na base do trabalho duro e da honestidade, a rebenta mentia, armava golpes e fazia o que fosse preciso para conquistar seus objetivos.
No passado, foram interpretadas por Regina Duarte e Gloria Pires, duas atrizes ótimas. Agora, as personagens ganharão vida através de Taís Araujo e Bella Campos — sendo que a mais nova já sofre com o escrutínio e desconfiança do público desde o anúncio de sua escalação por causa de trabalhos anteriores, o remake de Pantanal (2022) e Vai na Fé (2023). Pelo que já saiu, Bella incorporou o cinismo e a frieza de Maria de Fátima e parece tão falsa e dissimulada quanto sua antecessora.
A ansiedade da Globo de mostrar a vilã Odete Roitman, antes eternizada por Beatriz Segall e agora vivida por Debora Bloch na nova versão, já se mostra um possível tiro no pé. Enquanto a emissora poderia preservar o mistério da chegada da milionária — como acontecera no passado, já que ela chegava só no 26º capítulo –, agora colhe comentários negativos a respeito da mesma. Muitos noveleiros acreditam que a nova intérprete e o texto estão deturpando a personagem, a exemplo de quando ela se refere a si mesma na terceira pessoa — algo que, segundo alguns, ela jamais faria. Porém, ela fazia isso, sim, em 1988.
A questão é que, a cada nova chamada da nova Vale Tudo, muitos internautas têm usado argumentos infundados para criticar qualquer coisa relacionada à novela, seja por preguiça de Manuela Dias — por ter equivocadamente ter dado uma entrevista dizendo que a vilã Odete Roitman está desatualizada — seja pelo prazer de implicar com um produto que nem mostrou sua cara de verdade ainda.
As constantes comparações com a novela de quase 40 anos atrás são cansativas, afinal, um remake nada mais é do que contar uma mesma história mas com atores diferentes e adaptações no texto que façam sentido com a atualidade. Por mais que Debora não passe a mesma aura de vilã que Beatriz passava, a atriz merece a chance de imprimir seu próprio estilo e interpretação na personagem icônica. E a quem for muito difícil de aceitar tanta mudança, resta abrir o Globoplay para maratonar os 204 capítulos da trama original.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial