O que se sabe sobre acusação de xenofobia e racismo em Friends
O ator Stephen Park, que está no elenco do filme 'Mickey 17', relembrou do ambiente tóxico do set da sitcom

O ator Stephen Park, de ascendência sul-coreana, contou em um podcast os bastidores da série Friends, e disse ter tido uma experiência dolorosa no set da atração. O artista, que participou de dois episódios, The One with the Chicken Pox (Temporada 2, Episódio 23), e The One with the Ultimate Fighting Champion (Temporada 3, Episódio 24), disse que ouviu injúrias raciais da equipe que produzia a série.
“Já naquela época, eu senti que era um ambiente tóxico. James Hong estava nos episódios comigo, éramos as duas únicas pessoas asiáticas no elenco, e ouvi o diretor assistente chamando-o para o set, dizendo algo como: ‘Cadê a p**** do cara oriental? Chamem o cara oriental!'”, lembrou em entrevista ao podcast Pod Meets World.
O artista afirmou que as injúrias não aconteciam apenas no set de Friends e eram comuns também em outras atrações. “É claro que isso é maior do que Friends. Não foi a primeira vez que eu vi isso acontecendo em minha carreira, era como tudo era em Hollywood em 1997. E ninguém nos defendia, ninguém sentia a necessidade de corrigir ou repreender esse comportamento.”
O ator também atuou em séries e filmes como Fargo – Uma Comédia de Erros (1996), A Crônica Francesa (2021) e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022). Ele está no elenco do filme Mickey 17, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho.
Park afirmou que na época ele fez uma denúncia ao jornal LA Times, que chegou a mandar uma dupla de repórteres para entrevistá-lo, mas o texto jamais foi publicado.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial