O que se sabe sobre traficante que vendeu droga fatal a Matthew Perry
Em novo capítulo do caso, a acusada Jasveen Sangha se declarou culpada pela morte do ator

Nesta segunda-feira 18, a traficante de drogas Jasveen Sangha jogou enfim a toalha: ela se declarou culpada pela morte do ex-astro de Friends Matthew Perry perante a Justiça americana, tornando-se a quinta e última ré a assumir sua responsabilidade no caso. Ao admitir que proveu acesso à substância ilícita que causou a overdose fatal de Perry, encontrado morto na sua casa em Los Angeles no dia 28 de outubro de 2023, Sangha deve se livrar de ir a julgamento — o que estava marcado para setembro próximo. “Ela está assumindo a responsabilidade por suas ações”, anunciou na rede CNN o advogado de Sangha, Mark Geragos.
Como traficante do caso Perry agia?
Líder de uma rede de fornecimento de drogas sintéticas em Los Angeles, Sangha já estava há tempos no radar da polícia americana e era conhecida na crônica criminal da cidade como a “Rainha da Cetamina” — em referência ao entorpecente que acabou vitimando Perry, também chamado de Special K e vastamente consumido em baladas. Cidadã com dupla nacionalidade, tanto americana quanto britânica, a traficante de 42 anos deve oficializar sua confissão judicial na próxima audiência relativa ao processo. No acordo com a promotoria de Los Angeles, ela assumirá a culpa por cinco delitos — incluindo a venda da mesma droga a um outro homem que morreu de overdose em 2019, sem relação com Perry.
O cerco dos promotores até chegar a um xeque-mate na traficante passou uma engenhosa teia de acordos com outros envolvidos. Primeiramente, no ano passado, três outros réus — Erik Fleming, Kenneth Iwamasa e Mark Chavez — concordaram em se declarar culpados, cooperando com as investigações em troca de benefícios penais. Os três trouxeram à luz evidências que complicavam a situação de Sangha e do médico Salvador Plasencia, que receitou a cetamina para Perry. Pressionado, ele assinou seu próprio acordo de confissão em junho passado, fornecendo mais indícios contra a traficante.
Qual a pena que Jasveen Sngha vai encarar?
Ao assumir sua culpa, ela se livrou de três outras acusações criminais que não diziam respeito ao caso do ex-ator de Friends –que lutou por anos contra o vício em drogas e descreveu seu drama numa biografia de sucesso. Mesmo com a confissão, Sangha vai encarar uma sentença pesada: prevê-se que será condenada a pelo menos 45 anos de prisão.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial