Quem é Leonora Bardini, futura substituta de Amauri Soares na Globo
Diretora da TV Globo se prepara para assumir cargo de direção-geral da emissora

Amauri Soares, atual diretor-executivo dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, passará o bastão de liderança da emissora para Leonora Bardini, atual diretora do canal TV Globo, em breve. O executivo pretende ficar apenas à frente dos Estúdios Globo em um futuro próximo e vem treinando Leonora como sua sucessora.
Natural de Goiânia, Leonora Bardini é formada em comunicação e possui 15 anos de experiência em marketing. Na televisão, a executiva já liderou áreas de Inteligência, Curadoria, Direitos Musicais & Eventos, foi a primeira diretora de programação da história da Globo, e em março deste ano assumiu o cargo de diretora do canal na TV aberta.
Como diretora de programação, a goiana chegou a liderar 120 pessoas para cuidar da grade de 24 horas da maior emissora do país, sendo responsável por escolher os conteúdos que iriam ao ar, como filmes da Sessão da Tarde e séries noturnas.
Quem é Leonora Cardini
Quando estava para completar 15 anos, Leonora lutou para convencer a mãe, a dentista Maria Eugênia Bardini, a trocar uma tradicional festa de debutante por um intercâmbio na Austrália. Sem conseguir dissuadir a jovem da ideia, a mãe cedeu, e a adolescente viajou para fora do país aos 16 anos para realizar o sonho.
Na hora de fazer faculdade, a goiana escolheu comunicação e, durante o curso, chegou a fazer três meses de estágio na Aiesec, empresa que forma lideranças jovens através de intercâmbios, m Milão, na Itália. Após a formatura, Leonora se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em uma indústria de cigarros. Em três anos, ela virou gerente de marketing da mesma empresa em Santa Cruz do Sul, a 140 quilômetros de Porto Alegre.
Depois dessas experiências, Leonora entrou no programa de trainee da Globo e se mudou de novo, mas para São Paulo, trabalhando no departamento de programação da sucursal paulista. Não passou muito tempo até se mudar novamente para o Rio, onde assumiu o cargo de diretora de programação em 2019. “Sempre investi muito na minha carreira. Mudo de área, casa, cidade ou empresa se for necessário. Já estava num cargo de gestão quando resolvi tentar na Globo. Mas dei um passo para trás apostando que traria mais coisas boas para o futuro”, contou ela a CLAUDIA em 2020. “Acredito na liderança colaborativa, em dar espaço para as pessoas poderem se desenvolver. Eu só cresci na carreira porque formei outros profissionais enquanto isso. Construí sempre uma equipe forte para que, quando surgisse uma oportunidade, eu pudesse ser movimentada. Assim, teria quem assumisse o meu lugar”, completou.
Na pandemia iniciada em 2020, a executiva tomou a decisão de suspender as gravações de novelas e tirou do ar a programação matinal com Ana Maria Braga no Mais Você e Fátima Bernardes, então apresentadora do Encontro, para dar lugar a uma grade focada em jornalismo para informar o público sobre a crise sanitária que afetava o mundo inteiro. A escolha ousada foi um grande acerto em tempos de isolamento em casa.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial