Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Terra e Paixão’ e outras 5 novelas rurais que deram o que falar na Globo

Trama de Walcyr Carrasco volta ao campo para tentar repetir o sucesso de 'Pantanal', mas a temática é recorrente nas novelas da emissora

Por Amanda Capuano 17 Maio 2023, 15h06

No ar em horário nobre da Globo, a novela Terra e Paixão leva os expectadores de volta ao Brasil rural, temática que fez sucesso recentemente com o fenômeno Pantanal. Marcada pela disputa de terras entre a viúva Aline (Bárbara Reis) e o poderoso fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos), a novela de Walcyr Carrasco retoma assuntos cativos da teledramaturgia brasileira, como disputas familiares e amores proibidos em meio ao campo. Confira a seguir outras 5 novelas rurais que fizeram barulho nas telas da Globo — e que estão disponíveis no globoplay.

Rei do Gado

.
Em ‘Rei do Gado’, Patrícia Pilar vive Luana, uma bóia-fria que se apaixona por Bruno Mezenga (Divulgação/TV Globo)

Atualmente no ar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Benedito Ruy Barbosa trouxe para as telas temas relevantes, e também controversos, como a disputa de terras e a luta pela reforma agrária. Lançada originalmente em 1996, a trama se desenrola a partir da rivalidade entre as famílias de fazendeiros Mezenga e Berdinazzi, que mantém uma inimizade há gerações por causa de uma cerca que separa uma propriedade da outra. Encenada no Brasil rural, a trama ainda acompanha a decadência das plantações de café e a imigração italiana para o país.

Continua após a publicidade

Pantanal

MULHER-ONÇA - Alanis, a Juma: amor que une o agro e o urbano -
MULHER-ONÇA – Alanis, a Juma: amor que une o agro e o urbano – (João Miguel Júnior/TV Globo)

Sucesso da década de 1990, a novela original era da extinta rede Manchete, mas também já foi exibida no SBT. Desde 2006, a Globo ensaiava um remake da trama pantaneira, mas a nova versão só foi lançada em 2021. Assim como a novela original, a adaptação foi um sucesso de audiência ao retratar as belezas do bioma brasileiro e a vida de Zé Leôncio nas fazendas de gado que administrava — além, é claro, da vida reclusa de Juma Marruá, a famosa “mulher onça” que se confundia com a fauna do local. Na nova versão, Leôncio foi modernizado e agora tinha discursos mais sustentáveis pró-natureza.

Renascer

.
Marcos Palmeira e Antonio Fagundes interpretaram pai e filho (Divulgação/TV Globo)
Continua após a publicidade

Originalmente exibida em 1993, a novela se passa na Bahia, nas fazendas de café de Ilheus, ao sul do estado. Quando a esposa morre no parto, José Inocêncio culpa o filho caçula pela morte da amada, e passa a nutrir ódio pelo rebento. Além da disputa entre pai e filho, a trama acompanha a disputa de terras no local, a caça aos caranguejos e as crenças populares do campo — como um diabo criado dentro de uma garrafa que teria dado sucesso a Inocêncio.

Terra Nostra

.
Bartolo (Antônio Calloni) e Matheu (Thiago Lacerda) em cena de Terra Nostra (Divulgação/TV Globo)

Situada no início do século XX, a novela começa com a imigração italiana para o Brasil. No caminho para o país, Juliana (Ana Paula Arósio) e Matheu (Thiago Lacerda) se apaixonam e vivem um romance, mas o casal acaba separado no desembarque do navio. Já em solo brasileiro, além das tentativas de reencontro da dupla, a trama acompanha a vida dos imigrantes nas lavouras de café e a diferença de classe entre os trabalhadores e os fazendeiros endinheirados em uma clara analogia à luta de classes.

Continua após a publicidade

Velho Chico

Bastidores da última gravação do ator Domingos Montagner, na novela 'Velho Chico'
Bastidores da última gravação do ator Domingos Montagner, na novela ‘Velho Chico’ (Renan Castelo Branco/TV Globo)

Exibida em 2016, a novela se passa na fictícia Grotas de São Francisco e se debruça sobre a disputa de terras entre famílias rivais ao longo dos anos. A trama ainda acompanha a vida nas plantações de algodão e os embates entre os grandes fazendeiros e os pequenos produtores rurais. Nos bastidores, a morte de Domingos Montagner, o protagonista Santo, durante um passeio no Rio São Francisco, abalou o elenco e a produção. A novela precisou improvisar para conseguir concluir a história, usando jogo de luz e câmera para incluir o personagem nas cenas finais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.