Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Umbrella Academy: a solução inédita para mostrar transição sexual de ator

A série mantém suas saborosas reviravoltas no espaço-tempo — mas nenhuma é tão impactante quanto a vivida por Elliot Page

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 11h33 - Publicado em 25 jun 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao descobrir que o grande amor de sua vida morreu, a jovem Vanya encara o próprio reflexo na vitrine de uma barbearia e não se reconhece mais. Com um corte de cabelo mais curto substituindo os longos fios escuros, ela assume sua nova (e real) identidade: agora Vanya é um homem transexual. Ao reencontrar seus irmãos do clã Hargreeves, logo avisa: “É Viktor. Eu sou Viktor. É quem eu sempre fui. Isso é um problema para alguém?”. As cenas da terceira temporada de The Umbrella Academy, já disponível na Netflix, introduzem de forma rápida a transição de gênero do personagem. Mas o alcance da sucinta passagem da série é notável: a transformação de Vanya na tela repete a mudança real vivida por sua intérprete, Ellen Page. Em dezembro de 2020, a atriz sacudiu o mundo do entretenimento ao anunciar sua mudança de sexo: “Meu nome é Elliot”.

    Umbrella Academy Volume 1: Suíte do Apocalipse

    Na cultuada trama sobre jovens com superpoderes adotados por um bilionário excêntrico, Reginald Hargreeves (Colm Feore), o anúncio de Viktor é recebido a princípio com choque. A estranheza dura só alguns segundos: apesar do relacionamento um tanto disfuncional entre os heróis maluquinhos da Umbrella Academy, todos logo o aceitam. “Estou de boa com isso”, diz Diego (David Castañeda). “Legal, eu também”, emenda Klaus (Robert Sheehan). Número Cinco (Aidan Gallagher) completa: “Eu fico feliz por você, Viktor”.

    Umbrella Academy Volume 2: Dallas

    A decisão dos criadores de The Umbrella Academy de manter Elliot no elenco é um sinal dos novos tempos no entretenimento. Estúdios e produtores hoje dirigem-se não só a uma plateia mais tolerante com pessoas LGBTQIA+: eles precisam tratar o tema com correção para não incorrer na fúria das redes sociais. Diante da questão criada pelo protagonista fora das câmeras, a Netflix achou uma solução esperta para contornar possíveis saias-justas. Se a série tivesse mantido Elliot no papel de mulher, isso seria considerado uma violência. Se cortassem a personagem da história e demitissem o ator, um movimento de “cancelamento” poderia se formar nas redes, denunciando uma suposta transfobia. Ao abraçar a representatividade, a plataforma ganha aplausos dos fãs progressistas, mas não se livra totalmente dos riscos: em certos países e estados americanos, a ameaça de um boicote do público conservador está sempre à espreita.

    Umbrella Academy Volume 3: Hotel Oblivion

    Continua após a publicidade

    A série inspirada nos quadrinhos de Gerard Way e Gabriel Bá se conserva dinâmica, ditada pela bagunça no espaço-tempo provocada pelos Hargreeves. Mas não há reviravolta capaz de eclipsar o ineditismo da transformação de Viktor/Elliot em cena. Ao fazer a transição, o ator americano de 35 anos deixou para trás uma imagem feminina cristalizada em filmes como Juno (2007), pelo qual foi indicado ao Oscar. Uma nova estrela agora surge — na vida real e na arte.

    Publicado em VEJA de 29 de junho de 2022, edição nº 2795

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”
    Continua após a publicidade

    Umbrella Academy Volume 1: Suíte do Apocalipse

    Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”
    Umbrella Academy Volume 2: Dallas
    Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”Como ‘Volta por Cima’ é um exemplar certeiro do conceito “black joy”
    Continua após a publicidade

    Umbrella Academy Volume 3: Hotel Oblivion

    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.