O elenco da série clássica Jornada nas Estrelas sofreu mais uma baixa. Após a morte de Leonard Nimoy, em fevereiro, os trekkers perdem Grace Lee Whitney, conhecida por interpretar a Ordenança Janice Rand, assistente pessoal do Capitão Kirk na primeira temporada. Grace faleceu no dia 1º de maio, aos 85 anos de idade, de causas naturais, segundo divulgado por seu filho, Jonathan Dweck, ao jornal The Fresno Bee. A atriz faleceu um mês após seu aniversário.
Com sua morte, cinco atores da produção dos anos de 1960 já partiram. Além de Grace e Nimoy, a série também sofreu as perdas de DeForest Kelley, o Dr. McCoy, em 1999, aos 79 anos; James Doohan, o engenheiro Scotty, em 2005, aos 85 anos de idade; e Majel Barrett, a enfermeira Christine Chapel, em 2008, aos 76 anos. Também faleceram diversos atores convidados que passaram pela produção, bem como seu criador, Gene Roddenberry, em 1991, aos 70 anos.
Mary Ann Chase nasceu no dia 1º de abril de 1930 em Ann Arbor, Michigan. Órfã, foi adotada pelo casal Whitney que trocou seu nome para Grace Elaine. Aos quatorze anos de idade, ela iniciou sua carreira artística apresentando-se como cantora em programas da rádio WJR de Detroit. Mais tarde, passou a se apresentar em night clubes de Chicago. Suas apresentações abriam shows de nomes renomados como os de Billie Holiday e Buddy Rich. Ela também participou de turnês nas bandas de Spike Jones e Fred Waring. Ao longo das décadas de 1960 e 1970, Grace manteve sua carreira como cantora, integrando diversas bandas e orquestras. Em 1976, chegou a gravar um disco RPM. Na década de 1990, gravou duas fitas K7. A primeira recebeu o título de Light at the End of the Tunnel, em 1996; a segunda, Yeoman Rand Sings! saiu em 1999.
No início da década de 1950, Grace se mudou para Nova Iorque, onde atuou em shows da Broadway e off-Broadway. Em 1959, estreou no cinema fazendo uma pequena participação no filme Quanto Mais Quente Melhor, de Billy Wilder, no qual interpretou Rosella, uma das garotas da banda em que Sugar, a personagem de Marilyn Monroe, era a vocalista. A atriz voltaria a trabalhar com o diretor em 1963, no filme Irma la Douce, na qual interpretou a prostituta Kiki.
Grace chegou na TV no final da década de 1950, com participações em séries e teleteatros. Ao longo de sua carreira, foi vista em episódios de Mike Hammer, Bat Masterson, Os Verdadeiros McCoys, Hawaiian Eye, Gunsmoke, O Homem do Rifle, Surfside 6, Os Intocáveis, 77 Sunset Strip, Quinta Dimensão, Culpado ou Inocente?/Arrest and Trial, A Caravana, A Feiticeira, Alma de Aço/Run For Your Life, Batman, Cimarron Strip, Big Valley, Mannix, O Homem de Virgínia, Os Audaciosos, Histórias do Velho Oeste/Death Valley Days, Cannon, Casal 20 e Diagnosis Murder, entre outras.
Em 1966, Roddenberry, a escolheu para interpretar a oficial Janice. Segundo a atriz em sua autobiografia, a produção tinha um uniforme pronto e quem entrasse nele seria selecionada. Para poder vesti-lo, Grace, que já estava fazendo dieta, apelou para o uso de anfetaminas para chegar no peso ideal. Mas, após oito episódios, ela foi liberada de seu contrato.
Segundo divulgado em entrevistas, os produtores ficaram preocupados com a proximidade dos dois personagens que impediria Kirk de se envolver com outras mulheres, pois ficaria parecendo que ele a estava traindo. Assim, Janice saiu de cena. Grace voltaria a interpretar a personagem em quatro filmes da franquia, bem como em um episódio de Star Trek: Voyager.
Em sua autobiografia, The Longest Trek: My Tour of the Galaxy, lançada em 1998, Grace revela que sofreu abuso sexual por parte de um dos produtores executivos da Desilu, estúdio onde Jornada nas Estrelas era filmado. Mas ela se recusou a revelar o nome do agressor.
A dispensa da série e o fim de seu casamento levaram Grace a mergulhar nas drogas e no álcool. Ela somente conseguiu se livrar da dependência após quatro anos de abuso. Segundo a atriz em sua autobiografia, durante este período, sempre contou com o apoio de Nimoy, que a ajudou a conseguir trabalhos.
A atriz foi casada duas vezes. A primeira com o Dr. Sydney Stevan Dweck, entre 1954 e 1966, com quem teve dois filhos, Scott e Jonathan Dweck, que apareceram no episódio Miri, de Jornada nas Estrelas. Entre 1970 e 1991, foi casada com o compositor Jack Dale, de quem se divorciou.
Grace se afastou da carreira de atriz na década de 2000, passando a se dedicar à sua banda Star, com a qual se apresentava em convenções e night clubes. Em 1993, se mudou para Coarsegold, Fresno, para morar perto do filho Jonathan. Nos últimos anos, ela vinha se dedicando a ajudar na recuperação de outras pessoas com problemas de dependência do álcool e drogas.
Em seu perfil no Twitter, o ator William Shatner, intérprete do Capitão Kirk, deixou suas condolências à família de Grace.
Cliquem nas fotos para ampliar.