Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Thomas Traumann

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
Continua após publicidade

A demanda radical

Mesmo derrotado, Marçal pode ser o antissistema a presidente em 2026

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 out 2024, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pablo Marçal perdeu, mas ganhou. Fora do segundo turno da disputa de São Paulo, Marçal mostrou que existe uma demanda em uma grande parcela do eleitorado por candidatos de extrema-direita, com discurso antissistema e que não se sentem representados pela direita tradicional.

    Essa extrema-direita rachou o antipetismo em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza e provavelmente terá um candidato a presidente em 2026. Pode ser o próprio Marçal ou, se ele for julgado inelegível, “um Marçal”. Onde existe demanda, sempre haverá um produto.

    Seja Marçal, seja outro candidato, a divisão afeta os planos do principal pré-candidato do bolsonarismo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O plano do governador era manter a sua pré-candidatura em banho-maria até 2026 e só então, avaliando as chances eleitorais, decidir se seria candidato a presidente ou governador. Agora, Tarcísio tem de antecipar sua decisão. Se o governador demorar demais, partirá nas pesquisas atrás de Marçal, que virou uma figura nacional depois dos holofotes que ganhou nos últimos meses.

    A divisão na oposição é a única boa notícia em uma eleição que foi ruim para o governo Lula. Ganhos econômicos reais – como o menor desemprego em dez anos, massa salarial recorde, benefícios sociais em alta e inflação razoavelmente sob controle – que teriam rendido votos aos candidatos lulistas desta vez não tiveram efeitos. O presidente evitou participar das campanhas porque não queria vincular o seu nome à derrota, mas terá de fazer isso nos quase impossíveis segundo turnos em São Paulo e Porto Alegre.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.