Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Thomas Traumann

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)

Onde Bolsonaro está ganhando votos

Pesquisa PoderData indica que Lula chegou no teto e presidente tem subida gradual

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 mar 2022, 09h58 - Publicado em 2 mar 2022, 13h52

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 2, mostra que a candidatura de Luiz Inácio da Silva alcançou o seu teto na casa dos 40% e que os índices do presidente Jair Bolsonaro estão subindo gradualmente. Num eventual segundo turno, Lula segue ganhando fácil, com 54% das intenções de voto, ante 37% de Bolsonaro. Mas essa vantagem era de 54% a 32% um mês atrás. Ainda é uma goleada, mas a diferença está diminuindo.

Comparando as duas sondagens PoderData, percebe-se que os indicadores de Bolsonaro cresceram entre os mais velhos: entre os eleitores entre 45 e 60 anos, sua intenção de voto subiu de 26% para 31%. Entre os acima de 60 anos, de 30% para 36%. Na região Sudeste, a faixa de eleitores de Bolsonaro subiu de 31% para 35%; no Sul de 27% para 31% e no Centro-Oeste, de 30% para 43%.

O presidente teve uma alta ainda entre os eleitores com ensino fundamental, de 23% para 33%, do que completaram o ensino médio, de 29% para 37%, e com diploma universitário, de 29% para 34%. Entre as mulheres, onde Bolsonaro sempre foi impopular, seu índice saiu de 22% para 28%.

Essas variações em tantos segmentos distintos permitem afirmar que existe uma tendência de alta de Bolsonaro. Os indicadores de Lula no mesmo período variaram dentro da margem, com algumas exceções: ele perdeu votos entre os jovens (era 47%, agora 40%) e entre eleitores com nível superior (de 46% para 34%).

A alta gradual de Bolsonaro não altera o favoritismo de Lula, mas muda o ritmo do jogo. O ganho na pontuação de Bolsonaro é resultado direto do uso da máquina. Desde que o ministro Ciro Nogueira assumiu o comando da liberação de emendas, o dinheiro federal passou a fluir para os municípios e o Auxílio Emergencial começou a ser distribuído.

Continua após a publicidade

Sem máquina e sem um partido estruturado com o PT, a direita não-bolsonarista sucumbe. A empresa PoderData incluiu sete nomes alternativos, e todos somados chegam a 21%. Na pesquisa, Ciro Gomes está em terceiro lugar, com 7%. Moro caiu para quarto, com 6%. Eduardo Leite tem 3% e Doria, com 2%, empata com Andrés Janones.

Por fim, a pesquisa obriga os dirigentes do PT a descerem do salto alto. Semanas atrás, o PT debatia se precisava de Geraldo Alckmin como vice para vencer. As pesquisas mostram que o apoio de um conservador como Alckmin é só o início da aliança que Lula terá de construir para enfrentar Bolsonaro.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.