Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Esporte

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informações e comentários sobre o que acontece no mundo dos esportes

‘Amendoins e bananas’: como Brasil alavancou carreira de Mourinho

Em entrevista antiga, 'Special One' revelou sua tática de frequentar estádios brasileiros para procurar atletas bons e muito baratos

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 20h15 - Publicado em 6 nov 2017, 10h13

Qual fã de futebol nunca aproveitou algumas horas de ócio (nem sempre criativo) para assistir a jogos, lances e entrevistas no YouTube? Neste caso, vídeos de José Mourinho são sempre uma boa pedida, seja pela sua forma rabugenta (e divertida) de lidar com a imprensa ou por suas qualidades inegáveis para formar equipes vencedoras. Mas Mourinho nem sempre foi o “Special One”. Nas profundezas da internet – como era mesmo a vida sem ela? – encontram-se algumas histórias dos tempos em que o português lutava para se livrar da pecha de “o tradutor” – no Barcelona, foi auxiliar e também intérprete do técnico inglês Bobby Robson. Antes de se tornar o técnico mais badalado do mundo, Mourinho sofreu. E recorreu bastante ao Brasil, país com o qual estreitou cada vez mais os laços.

Em uma longa entrevista concedida à BBC em 2006, Mourinho deixou escapar uma declaração inusitada ao relembrar o período em que trabalhou no modesto União de Leiria, no segundo semestre de 2001. Ele vinha de uma decepção no Benfica e queria fazer sucesso imediato para chamar novamente a atenção de clubes grandes. “Aí fui ao Brasil para encontrar jogadores por amendoins e bananas, sem dinheiro”, brincou Mourinho em papo com o ex-jogador Gary Lineker (confira no vídeo abaixo, a partir de 1m50s)Então um completo anônimo, Mourinho foi ao Maracanã assistir a um Flamengo e Volta Redonda e se encantou pelo atacante Maciel, do time da “Cidade do Aço”. Por uns trocados, conseguiu levar o jogador a Portugal.

Fez o mesmo com o atacante Jaques, que atuava no Sport Recife – talvez tenha nascido aí a paixão de Mourinho por Pernambuco, onde ele e sua família costumam passar férias. No Leiria, já estavam outros jogadores brasileiros, como o zagueiro Éder Gaúcho (ex-Grêmio) e o atacante Derlei (vindo do Madureira). Os planos de Mourinho deram muito certo: ainda no meio da temporada, com seu surpreendente Leiria em terceiro na liga, recebeu o convite do Porto. No gigante do país, ele se consagraria em 2004 com o título da Liga dos Campeões – na companhia de Derlei e Maciel e também de Carlos Alberto, outro talento comprado por um valor baixo, junto ao Fluminense, e de que quem o técnico diz até hoje ser um admirador.

Em 2006, já famosíssimo no Chelsea, Mourinho veio a São Paulo assistir a Corinthians x River Plate, pela Libertadores, no Pacaembu. Queria ver de perto o badalado Carlitos Tevez ou um atleta promissor “a preço de banana”. Acabou passando apuros. Como contou o defensor argentino Javier Mascherano em sua biografia Jefe (2015), Mourinho teve de se “refugiar” no vestiário corintiano enquanto a torcida brigava com a polícia depois da eliminação. Ao longo de sua trajetória, Mourinho trabalhou com diversos atletas brasileiros, dos mais caros aos “Derleis” da vida. E, ao mesmo tempo que é divertido imaginar o treinador “à paisana” numa arquibancada brasileira, é também triste perceber o quanto o futebol sul-americano é suscetível a este tipo de situação. Para um europeu, de fato, é possível montar um bom time – e enfraquecer outros em um continente distante – com apenas “peanuts and bananas“.

José Mourinho: ainda em 'adaptação' em Madri
José Mourinho: férias em Pernambuco e trabalho nas arquibancadas brasileiras (Denis Doyle/Getty/VEJA)
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.