Com pouco mais de dez anos de carreira e menos de dez créditos relevantes no cinema e na televisão, Hong Chau, 38 anos, está dando o que falar em Hollywood. A atriz de origem vietnamita rouba a cena em Pequena Grande Vida, filme estrelado por Matt Damon que estreia no Brasil em 22 de fevereiro – pelo papel, foi indicada aos prêmios de coadjuvante do Globo de Ouro, que será entregue no próximo domingo, e Sindicato dos Atores Americanos.
Também por causa do trabalho no longa dirigido por Alexander Payne (de Nebraska e Os Descendentes), Chau foi incluída na lista 10 Actors to Watch (com os atores mais promissores de cada ano), da revista americana Variety. “Ela conquistou o público e a crítica, que a aplaudiu por seu papel como uma ativista vietnamita forte e inteligente”, diz o texto. “Ela segura bem as cenas com os vencedores do Oscar Matt Damon e Christoph Waltz, algo impressionante considerando que esse é apenas seu segundo filme, seguido de uma cena memorável como prostituta no longa Vício Inerente.”
Além de Vício Inerente (2014), de Paul Thomas Anderson, Chau tem no currículo participação nas séries Big Little Lies, De A a Z e Treme. Em Pequena Grande Vida, a atriz interpreta Ngoc Lan Tran, uma dissidente vietnamita que acaba sendo encolhida, contra a sua vontade, pelo governo e enviada para morar no mundo miniatura – uma criação dos noruegueses onde todas as pessoas têm 13 centímetros de altura e que promete ser mais sustentável do que o mundo comum. Através da personagem, Chau pôde reviver um pouco de sua própria história: seus pais deixaram o Vietnã após a guerra e foram parar em um campo de refugiados na Tailândia, onde ela nasceu. No vídeo abaixo, que pode ser conferido em primeira mão em VEJA, a atriz conta um pouco sobre a personagem: