Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

A explicação de vereadora do PL para censurar Jorge Amado em escolas

Jéssica Lemonie (PL) atua em Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina

Por Giovanna Fraguito Atualizado em 3 jul 2025, 14h46 - Publicado em 3 jul 2025, 13h34

A vereadora Jéssica Lemonie (PL), de Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, pediu a retirada do clássico Capitães da Areia, de Jorge Amado, das escolas da rede pública local. Ela alega que o livro “romantiza o estupro” e promove “apologia à criminalidade”. Durante sessão da Câmara Municipal, a parlamentar, eleita com apenas 388 votos, acusou o autor baiano de ser um “instrumento comunista” e sugeriu que sua obra seria usada para infiltrar ideias de esquerda no currículo escolar. Sem apresentar documentos técnicos ou pareceres pedagógicos, mas demonstrando clara ignorância literária, Lemonie afirmou que foi motivada por pais preocupados com o conteúdo do livro.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) enviou uma nota de repúdio sobre o caso. “Academia Brasileira de Letras vem mais uma vez se posicionar contra a tentativa de censura a livros, como acontece agora em Santa Catarina. Escrito em 1937, o livro Capitães de Areia vem sendo admirado desde então. O acadêmico Jorge Amado, um dos nossos maiores escritores, reconhecido internacionalmente, ser discriminado por suposta influência política comunista, a essa altura do século 21, chega a ser patético. Até porque Jorge Amado renegou o comunismo em 1956”, disse o presidente Merval Pereira.

Publicado originalmente em 1937, Capitães da Areia é um dos livros mais emblemáticos de Jorge Amado e da literatura brasileira. A narrativa acompanha a vida de um grupo de meninos em situação de rua na Salvador da década de 1930, abordando temas como pobreza, violência, abandono, desigualdade e criminalização da infância. Por seu valor artístico e sua crítica social, é leitura frequente em vestibulares e programas escolares.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.