A influenciadora que narra a Bíblia em tom de fofoca
Verônica Tozarini atrai ateus e fiéis ao ler histórias bíblicas de maneira informal
Verônica Tozarini, 27 anos, nunca se considerou religiosa. Filha de pai ateu e mãe agnóstica, o primeiro contato com o catolicismo foi ainda na adolescência, quando estudou em uma escola cristã. Mas agora, a influenciadora ficou conhecida por narrar história das bíblias de uma maneira informal – quase em tom de fofoca. “Para mim foi meio natural porque comecei a ler e contar as histórias para as minhas amigas mas como se fosse uma fofoca. Elas acharam engraçado e me incentivaram a postar vídeos no TikTok. Sou eu contando uma história normal, mas do livro mais famoso de todos”, afirma à coluna GENTE.
O interesse não surgiu pela fé, Verônica conta que decidiu ler depois de descobrir que um de seus cantores de K-Pop favorito, gênero musical da Coreia do Sul, era cristão. “Uma amiga brincou comigo que ele nunca iria gostar de mim porque eu nunca li a Bíblia. Então comecei”. Hoje, ela tem mais de 50 mil seguidores no Instagram e 504 mil no TikTok. Um de seus vídeos mais famosos é no qual compara Jesus com Naruto, desenho animado japonês, e conta a história do Apocalipse como se fosse a trama do anime. “É parecido com a Quarta Guerra Ninja, vi que tinha vários elementos muito parecidos. E aí, eu fiz a comparação de Jesus com o Naruto, eles têm uma história muito parecida”, explica.
Ao se aprofundar mais na história da Bíblia, ela notou uma semelhança da trajetória de Jesus com a de personagens ficcionais, como Harry Potter. “Eu fui fazendo uma comparação a fundo, porque vi que há várias teorias por trás disso, que é basicamente a jornada do herói. Existe várias sagas que seguem o mesmo roteiro e todas estão inspirados em Jesus Cristo”.
Apesar de falar da Bíblia em um tom cômico, a influenciadora diz que quase não recebeu comentários negativos – inclusive cristãos agradecem ela pela iniciativa. “É raro criticarem. Já falaram que eu não podia ler a Bíblia sem permissão do Espírito Santo e eu sempre tenho que responder que estou lendo de uma maneira diferente. Estou lendo porque estou curiosa”.







