Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A ira de Alice Braga sobre influenciadores que querem ser atores

Atriz recebeu apoio de outros artistas após fala em entrevista

Por Nara Boechat Atualizado em 22 ago 2024, 15h56 - Publicado em 22 ago 2024, 15h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A atriz Alice Braga, 41 anos, se juntou ao time que vem criticando a entrada de influenciadores no mundo da atuação. Durante uma entrevista a um podcast, a artista, que já atuou em produções como o filme Cidade de Deus (2002) e a série do streaming A Rainha do Sul (2016-2021), criticou a necessidade de ser influente nas redes sociais para conseguir um trabalho.

    “Você tira a possibilidade de atores incríveis serem descobertos porque eles não têm seguidor. O nível de ansiedade absolutamente desnecessário em uma profissão que basicamente é a exposição, que é o se jogar e viver o presente. Eu sou tímida, por exemplo. Ficar fazendo vídeo para ganhar seguidor, para você conseguir ser chamado para um teste, é de uma brutalidade com a profissão do ator, de uma agressividade com o que é ser o ator e com o indivíduo, com a pessoa que escolheu essa profissão, muito grande. Eu fico revoltada”, comentou a atriz.

    A entrevista circulou nas redes sociais, viralizando, principalmente, entre os artistas. “É isso. Ter que se formar em medicina e Instagram, psicologia e Instagram, atuação e Instagram. Loucura”, escreveu Alice Wegmann nos comentários da publicação. Armando Babaioff, que já se desabafou em outras ocasiões sobre o assunto, foi direto: “Exato”.

    Já a atriz Malu Galli, que fez uma participação recente no remake de Renascer, da TV Globo, compartilhou o vídeo questionando a exigência de os profissionais levarem o público para suas obras. “A arte do ator (não esqueçamos que estamos falando disso) não se mede por likes em conteúdos nas redes; a potência criativa, o poder de comunicação com o público não pode ser contabilizado por algoritmos. Esta nova ‘atribuição’ ao trabalho do ator é motor de ansiedade, frustração, desvio de propósito e de sentido para um fazer antigo que atravessou os séculos e continua movimentando multidões pelo mundo, gerando lucro e fazendo a roda girar. Estou falando de outro tipo de ‘engajamento’. Estou falando de fazer refletir, emocionar, rir, contar belissimamente uma história, ativar a memória, promover uma epifania, uma experiência sensorial. Este é o trabalho do ator”, desabafou.

    A Globo vem apostando em influenciadores digitais no elenco de novelas para alavancar a audiência do horário nobre da emissora. Alguns exemplos são Jade Picon, que atuou em Travessia (2022), e Rafa Kalimann, que está no ar em Família é Tudo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.