Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

A juíza demitida por usar mesma decisão em 2 mil processos

Angélica Chamon Layoun atuava na comarca de Cachoeira do Sul (RS)

Por Nara Boechat Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 jul 2025, 18h05

Investigada por usar decisões idênticas em cerca de dois mil processos, a juíza substituta Angélica Chamon Layoun, 39 anos, foi demitida na segunda-feira, 7. Ela atuava na comarca de Cachoeira do Sul (RS) e estava afastada de suas funções desde setembro de 2023, quando começaram as investigações. Ela também é suspeita de desarquivar processos já julgados, proferindo novas sentenças, em muitos casos para “aumentar a produtividade”. A demissão foi assinada pelo desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Nascida em Mariana (MG), Angélica é formada pela Universidade Fumec, em Belo Horizonte (MG) e trabalhou como juíza em Pernambuco até ser aprovada em um concurso público no Sul. Em meados de 2022, a magistrada pediu exoneração do cargo no Judiciário pernambucano e foi nomeada no gaúcho. Pouco mais de um ano depois, as investigações começaram e ela foi afastada, ainda recebendo o salário. Por estar em estágio probatório, Layoun não tinha garantia vitalícia e foi desligada. A defesa da juíza considerou a penalidade desproporcional e protocolou um pedido de revisão disciplinar no Conselho Nacional de Justiça. Segundo seus advogados, ela buscou corrigir falhas e reordenar o fluxo de processos para melhorar a estrutura da vara cível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.