A justificativa para Leonardo DiCaprio apoiar Kamala Harris
Ator se pronunciou nesta sexta-feira, 25
Em um vídeo publicou no Instagram, nesta sexta-feira, 25, o ator vencedor do Oscar Leonardo DiCaprio apoiou diretamente Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos. No trecho, ele discutiu os danos dos recentes furacões Helene e Milton, e criticou Trump, dizendo que “esses desastres não naturais foram causados pelas mudanças climáticas”.
“Donald Trump continua a negar os fatos. Ele continua a negar a ciência. Ele retirou os Estados Unidos dos Acordos Climáticos de Paris e revogou proteções ambientais críticas. Agora ele prometeu à indústria de petróleo e gás que se livrará de qualquer regulamentação que eles queiram em troca de uma doação de um bilhão de dólares. A mudança climática está matando a Terra e arruinando nossa economia. Precisamos de um passo ousado para salvar nossa economia, nosso planeta e nós mesmos. É por isso que estou votando em Kamala Harris”.
DiCaprio acrescentou que Harris “ajudou a liderar a ação climática mais significativa da história dos EUA, incluindo a aprovação da Lei de Redução da Inflação” – que visa estimular o investimento em tecnologia verde, e destacou suas metas de atingir emissões líquidas zero até 2050, ou seja, alcançar um equilíbrio entre os gases de efeito estufa lançados na atmosfera e aqueles que são retirados; e construir uma economia verde “que não apenas crie empregos, mas também ajude a salvar nosso planeta”.
Ligado à pauta ambiental, DiCaprio não apoiou Joe Biden diretamente na eleição de 2020, mas compareceu a uma arrecadação de fundos para o presidente em Los Angeles. Antes disso, na eleição de 2016, entre Hillary Clinton e Trump, o ator pediu ao público do agora descontinuado Hollywood Film Awards que “votasse em pessoas que acreditam na ciência das mudanças climáticas”.