A polêmica quebra de exclusividade de produtos da marca Tânia Bulhões
Publicação de cliente sobre coleção da grife repercutiu nas redes sociais

Um simples café servido na Tailândia tem gerado uma polêmica aqui no Brasil. Tudo começou quando a internauta Izadora Palmeira publicou um vídeo em seu perfil no TikTok dizendo que, durante uma viagem ao país, tomou um café de 5 reais em uma xícara da coleção Marquesa, da Tânia Bulhões, mas sem o nome da marca. “Cheguei em casa, fui conferir a que tinha e olhem: simplesmente a mesma xícara, porém com logo. Inacreditável. Olha isso. Idêntica. Para quem paga uma fortuna, está aí”, comentou ela, exibindo a louça. No site da loja, é possível encontrar uma xícara de chá da coleção por 210 reais.
Após a grande repercussão nas redes sociais, a grife fez uma publicação para esclarecer a situação. Segundo a Tânia Bulhões, as peças da coleção, lançada em 2004, foram criadas pelo time de design da grife e fabricada por um parceiro. “No entanto, temos nossos produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. No caso da Marquesa, averiguamos que o parceiro descumpriu acordos contratuais, comercializando sobras de produção que não passaram pelo nosso controle de qualidade”, informou a nota em um post no Instagram. A empresa afirmou ainda que alguns dos itens podem ter o nome de outro fabricante: “Algumas criações envolvem diferentes parceiros: um para a peça branca e outro para a aplicação da decoração. Em pouquíssimos casos, a peça branca tem o nome do fornecedor, que é sobreposto pela decoração exclusiva criada por Tania e nosso time. Esse é um processo comum na fabricação de porcelana decorada”.
Por fim, a empresa informou que está adotando medida jurídicas contra “aqueles que estão espalhando informações falsas”. “Estamos reforçando a proteção da nossa propriedade intelectual, a exclusividade das nossas criações e construindo nossa própria capacidade produtiva”, completou. A coluna GENTE entrou em contato com a internauta, mas ainda não obteve retorno.