André Corrêa do Lago, presidente da COP30, abre ano letivo na PUC-Rio
Diplomata fará a Aula Magna na terça-feira, 11

Nomeado para presidir a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), o diplomata André Corrêa do Lago fará a Aula Magna no início do ano letivo da PUC-Rio, na terça-feira, 11. Segundo o reitor, padre Anderson Pedroso, a escolha de Corrêa do Lago reforça o compromisso da universidade com a pauta socioambiental. “Uma universidade tem que ter impacto local e global. Inovação não é só tecnologia, é encontrar soluções novas e modelos que realmente transformem o meio ambiente e a vida para o futuro”, afirmou o reitor.
Parte do grupo de jesuítas que estará na COP30, Pedroso receberá, em maio, reitores das universidades da América Latina em um grande evento sobre meio ambiente, a fim de discutir os temas que irão pautar a COP30. “Na nossa gestão, estamos com uma pauta socioambiental bem forte, reunindo pessoas e com um ecossistema universitário que está se voltando para isso”, concluiu.
Localmente, a PUC-Rio desenvolve o projeto Gávea do Rio, que busca soluções para problemas do entorno da universidade, cercada por comunidades como a Rocinha e o Vidigal. Já na esfera da ecologia integral, a PUC-Rio criou o Amazonizar, uma plataforma para associar pesquisas e pessoas, mas que utiliza um método diferente, em que busca compreender e assimilar a lógica da floresta para inseri-la como protagonista em diversas ações.