As protagonistas que deram as costas à fama ao saírem da TV Globo
Coluna GENTE reuniu doze atrizes que não são mais vistas na TV: Barbara Reis, Bruna Hamú, Carla Marins, entre outras

A reprise de novelas e os remakes na TV Globo faz com que o público sinta falta de alguns rostos sumidos há algum tempo da televisão – como aconteceu recentemente com Lídia Brondi e Carla Marins. A primeira viveu Solange Duprat na versão de 1988 da atual novela das 9, enquanto a segunda pode ser vista atualmente como Joyce, filha de Helena (Regina Duarte), em História de Amor (1995), exibida nas tardes da emissora. Além destas, outras atrizes que já viveram mocinhas na televisão também estão longe das câmeras há anos. A coluna GENTE reuniu doze nomes e seus paradeiros fora da TV.
Ana Paula Arósio. Longe dos sets há quase duas décadas, a atriz de Hilda Furacão (1998) foi uma das grandes estrelas da Globo nas décadas de 1990 e 2000. Uma de suas maiores mocinhas foi em Terra Nostra (1999), de Benedito Ruy Barbosa, na qual viveu par romântico com Thiago Lacerda. Seu último trabalho na Globo foi na série Na Forma da Lei (2010). Recentemente, aos 49 anos, ela reapareceu, mas para estrelar campanhas publicitárias.
Barbara Reis. Não chega a ser um sumiço longo, mas desde que terminou Terra e Paixão (2023), da qual foi protagonista, a atriz de 35 anos não foi mais vista na emissora. Na novela de Walcyr Carrasco, ela viveu uma professora que tem sua vida transformada após o assassinato do marido. A atriz tem dedicado seu tempo ao teatro, se preparando para viver Ruth de Souza em uma peça.
Bruna Hamú. Conhecida pelo seu trabalho como Bianca Duarte em Malhação Sonhos (2014-2015), a artista, atualmente com 34 anos, fez sua última aparição em novelas em A Dona do Pedaço (2019). No mesmo ano, se converteu ao evangelismo. Bruna é casada com Leo Feltrim e tem dois filhos, Joaquim, de 9 meses, e Júlio, 7, sendo este de um casamento anterior.
Carla Marins. Após o início da reprise de História de Amor (1995), o sumiço da intérprete de Joyce chamou atenção dos telespectadores. Carla atuou em A Indomada (1997), Porto dos Milagres (2001), Kubanacan (2003) e Morde & Assopra (2011). Depois, fez alguns trabalhos na Record. Aos 56 anos, ela é casada com o personal trainer Hugo Baltazar e tem um filho, Leon.
Fernanda Vasconcellos. Estrela de Páginas da Vida (2006) e A Vida da Gente (2011), a atriz de 40 anos se afastou das telas em 2016, quando fez Haja Coração, para cuidar do filho Romeu, fruto do casamento com Cássio Reis. Em 2019, ela chegou a atuar em na série Coisa Mais Linda, mas na Netflix.
Juliana Martins. Protagonista da primeira temporada de Malhação, a artista apareceu pela última vez na Globo em 2018, quando participou de alguns episódios de O Tempo Não Para. Em entrevista à coluna em outubro de 2024, Martins deixou claro que a televisão está em segundo plano. “Agora quero colocar minhas peças na rua, e as outras coisas não cabem a mim.
Lídia Brondi. Intérprete da primeira Solange Duprat de Vale Tudo (1988), a mulher de Cássio Gabus Mendes deixou a teledramaturgia para trabalhar como psicóloga. Hoje, aos 64 anos, ela tem seu próprio consultório e não tem mais vontade de atuar.
Ludmila Dayer. A atriz começou a carreira ainda criança, em Xica da Silva (1996). O seu principal trabalho em Senhora do Destino (2004), na qual viveu Danielle, namorada de Giovanni Improtta (José Wilker). No final de 2021, ela revelou que foi diagnosticada com esclerose múltipla após um ano fazendo exames. “Meu mundo caiu. Estava no auge do trabalho”, comentou em um vídeo. Hoje em dia, com 41 anos, Dayer é casada com um inglês, cujo nome mantém em sigilo, e mora nos Estados Unidos.
Luiza Valdetaro. Integrante do elenco de Malhação (2002 e 2006), Celebridade (2003), América (2005), Cordel Encantado (2011) e Gabriela (2012), Luiza, 39, está longe das novelas há mais dez anos. Seu último trabalho foi em Joia Rara, em 2013. Mãe de Sophia, 8, e Maria Luiza, 16, ela se formou em Direito e hoje atua com mercado financeiro.
Mariana Rios. Destaque da 15ª temporada de Malhação, quando interpretou Yasmin, a artista mineira de 39 anos atuou pela última vez em novelas em Além do Horizonte (2013). Depois, ela participou de alguns realities e fez alguns trabalhos como apresentadora, mas estes últimos na Record. Há poucos dias, Rios voltou a aparecer na imprensa após o diagnóstico de trombofilia adquirida, problema de saúde que pode afetar a capacidade de engravidar.
Milena Toscano. Com novelas como Da Cor do Pecado (2004), Caminho das Índias (2009) e Fina Estampa (2011), Milena deixou a Globo em 2013, quando fez Malhação Casa Cheia, e depois passou pelo SBT e Record. Em 2020, foi apresentadora do programa Chá dos Sonhos – Lá Vem o Bebê, do canal Discovery Home&Health, Aos 41 anos, ela é casada com o empresário Pedro Ozores e mãe de João Pedro e Francisco.
Priscila fantin. Protagonista de sucessos da Globo, como Malhação (1999), Alma Gêmea (2005) e Chocolate com Pimenta (2003), na qual viveu a vilã Olga, Fantin se afastou das novelas há quase uma década. Há alguns anos, a atriz foi diagnosticada com depressão e hoje dedica parte do tempo a palestras motivacionais. Em entrevista à coluna no Carnaval de 2025, a atriz comentou o motivo de ter dado um tempo dos folhetins. “Desde a última novela que fiz, comecei a ter autonomia sobre os meus trabalhos, desenvolvi projetos pessoais, como uma peça. Hoje, o que mais priorizo na minha vida é a saúde mental”.