Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Caso Léo Lins: imprensa americana dá destaque à prisão de humorista

A linha-dura contra o discurso racista no Brasil foi ressaltada pelo veículo

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jun 2025, 13h27 - Publicado em 10 jun 2025, 13h25

O jornal americano Washington Post deu um destaque para o comediante Léo Lins, condenado a oito anos e três meses de prisão em regime fechado por violar leis federais de combate à discriminação. A decisão, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, teve como base o especial de comédia Perturbador, publicado no YouTube. Além da pena privativa de liberdade, Lins foi condenado ao pagamento de 1,4 milhão de reais em multas, além de 303,6 mil reais por danos morais coletivos.

Leia também: As falas absurdas de Léo Lins que o levaram à prisão

Diz o jornal americano: “Chamando sua comédia de ‘preconceituosa e discriminatória contra minorias e grupos vulneráveis’, um juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo o condenou por ‘praticar’ ou ‘incitar’ racismo e preconceito religioso, bem como discriminação contra pessoas com deficiência. A decisão marca o mais recente esforço do Brasil para impor limites à liberdade de expressão, especialmente nas redes sociais. Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem repetidamente tomado medidas para bloquear e remover as contas online de pessoas que, segundo ele, estavam disseminando informações enganosas que poderiam colocar em risco a democracia brasileira. O país também assumiu uma posição cada vez mais linha-dura contra o discurso racista, que é considerado crime no Brasil, ao contrário dos Estados Unidos”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.