Como a inverossimilhança pode levar ‘Mania de Você’ ao fiasco
Pesquisadora analisa por que novela de João Emanuel Carneiro ainda não emplacou na audiência
Há vários aspectos que fazem da novela Mania de Você um problema junto ao público mais fiel e tradicional das telenovelas: personagens repetitivos, tramas ágeis numa tentativa de se igualar às séries e a chamada inverossimilhança com a realidade. A pesquisadora de teledramaturgia Aurora Miranda Leão , doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Competência Midiática, Estética e Temporalidade, analisa a novela Mania de Você a pedido da coluna GENTE. A seu ver, o maior problema é a inverossimilhança, que pode causar apatia do público diante de tanta agilidade no desenvolvimento da trama.
“Há qualidades, mas as inverossimilhanças estão gritantes. Não é difícil entender por que a audiência está numa linha decrescente. Novela é novela, produto com linguagem própria, ou seja: tem que ter estrutura, essência, semblante, carpintaria, arcabouço, beleza, fôlego e argúcia de novela. Não adianta querer conquistar público de streaming nem fisgar adoradores de doramas, nem tentar enveredar pelo esquema de séries, como os americanos fazem a exaustão – porque novela não sabem fazer; do jeito que a trama está sendo conduzida, de mãos dadas com o superficial e o inverossímil, a descida pra cova será mais rápida. O núcleo de Mariana Ximenes/Thalita Carauta e Eliane Giardini, que seria o lado cômico da novela, está grotesco: é tão fora do provável que beira o ridículo”.
A pesquisadora cita como exemplo de inverossimilhança o recente capítulo que trouxe (Adriana Esteves) Mércia procurando uma casinha numa comunidade para morar. “De repente, surge do nada um ‘bom moço’ que arranja um muquifo para ela ficar – no qual tudo falta e sequer dá pra ligar dois aparelhos na tomada ao mesmo tempo, porque pode dar tilt. Aí ela aceita a ajuda, não questiona nada e, num vapt-vupt, Luma (Ágatha Moreira) bate lá e ela faz mingau para a garota desamparada. Ou seja: os ingredientes surgem e tudo se resolve muito rapidamente”, opina.