Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Como autor quer combater elitismo nas novelas da Globo

Ricardo Linhares conversou com a coluna GENTE sobre problemas na medição de audiência e alcance nacional das produções

Por Mafê Firpo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jul 2025, 22h59 - Publicado em 12 jul 2025, 20h00

Para Ricardo Linhares, a forma de avaliar se uma novela faz sucesso, medida normalmente por sua audiência, é antiquada e elitista. Segundo o autor veterano da TV Globo, as pesquisas são feitas apenas em grandes centros, normalmente São Paulo ou Rio de Janeiro, mas se esquece de olhar para o Brasil como um todo. “Existe uma certa tendência de olhar para o Brasil como Rio e São Paulo. Hoje queremos expandir isso, fazer um olhar para todo o Brasil. Cada vez mais se faz novela que se passa em outro lugar. Vai ter novela em Goiás, no Sul… é uma questão de identificação”, diz à coluna GENTE.

Ricardo – que já assinou ou colaborou em novelas como A Indomada, Pedra sobre Pedra, Fera Ferida, Babilônia, entre outras – também aponta que o folhetim continua com a mesma relevância, embora os números que medem audiência digam o contrário. “A novela continua sendo vista, mas dá 80 pontos de audiência ou é um fracasso. Não é isso. O share de uma novela é mais importante do que o número do Ibope, não se usa o Ibope, não se usa a medição de audiência como parâmetro; e sim share, que é quem está assistindo à televisão, o número de pessoas que estão dentro do universo das televisões ligadas”, completa. A seu ver, desse modo, se quebraria o discurso hegemônico Rio-SP dentro da visão de que o país continua, sim, sintonizado na TV aberta. A conferir. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.