Como um ator se sobrepôs aos holofotes de ‘Vale Tudo’, novela de mulheres
Assista ao vídeo: uma análise dos últimos acontecimentos por trás da trama da TV Globo

Gilberto Braga disse mais de uma vez que a sua Vale Tudo, original de 1988, era uma novela de mulheres fortes, ou seja, cabia às personagens femininas movimentar a trama. Na versão de 2025, pelas mãos de Manuela Dias, o remake segue a mesma cartilha – tendo Bella Campos, Debora Bloch e Taís Araujo no centro da narrativa. Entretanto, coube a um ator, mesmo que sem querer, trazer um dos assuntos da novela para a vida real: o machismo enraizado na sociedade. A coluna GENTE deu com exclusividade que Cauã Reymond e Bella andaram se estranhando nos bastidores de Vale Tudo. Desde então, Cauã roubou os holofotes para além dos limites do horário nobre da TV Globo.
Leia também: Cauã Reymond tentou ‘comandar’ Bella Campos, que revidou
Com a notícia, várias famosas se sentiram encorajadas de vir a público pregar contra a “misoginia”, o “machismo” e o “patriarcado” – três palavras, aliás, que foram difundidas em postagens de Grazi Massafera, Andreia Horta, Alice Wegmann, Mariana Goldfarb, Luana Piovani, Alinne Moraes, entre outras. Ainda que de forma indireta, sem citarem o nome de Cauã, todas têm em comum o fato de já terem trabalhado com ele (Alice e Andreia) ou terem se relacionado com ele (Grazi, Alinne e Mariana) ou se posicionarem na luta contra o que vem sendo denunciado (Luana). Esse empoderamento entre as celebridades, aliás, pode ser estendido para tantas outras mulheres anônimas, que só assim percebem sofrer as agruras do machismo estrutural dentro de casa ou na relação profissional. Daí a importância e magnitude do caso aqui tratado.
Leia também: A discussão de Cauã Reymond com Humberto Carrão em set de ‘Vale Tudo’
Alice, no elenco de Vale Tudo como intérprete de Solange, compartilhou uma postagem no story com dicas para outras mulheres sobre como elas devem prestar atenção ao modo que são tratadas quando desagradam homens. “Eis uma regra feminista de vida: nunca julgue um homem com base no tratamento que ele dá a mulheres que estejam o mimando ou elogiando. Preste atenção na reação dele quando uma mulher o desagrada, discute com ele ou estabelece um limite, e aí se descobre quem ele realmente é”, dizia a sua pertinente mensagem.
Já Andréia, que esteve com Cauã na novela Um lugar ao sol, fez um post dizendo que: “Quando um homem tóxico, misógino, violento, abusivo, ardiloso, perverso, mau caráter… é denunciado, isso precisa ser escutado e medidas serem tomadas. Sofrer as consequências disso com as pessoas fingindo que não veem é no mínimo doloroso e revoltante. (…) Isso acontece todos os dias. Por que ainda esses homens seguem impunes fazendo o que fazem? Que tipo de atitude da sociedade segue protegendo o agressor?”. Mariana, que foi casada com Cauã entre 2019 e 2023, compartilhou uma publicação que dizia: “Tudo que eu falei sobre misoginia, violência, machismo está vindo à tona. Ninguém quis escutar: agora vou assistir de camarote”. Mariana vem falando sobre o tema em várias entrevistas nos últimos meses. Tal como sugerido pela pesquisadora Ana Paula Gonçalves, Luana Piovani endossou o coro: “troca logo ele”.
E o que tudo isso quer dizer? Que Cauã deve um esclarecimento aos telespectadores e fãs, já que seu nome foi envolvido numa série de indiretas de companheiras de trabalho ou de ex-companheiras de vida. Pelo protagonismo que ocupa na carreira midiática, ele é visto como exemplo por muitos e fatura milhões pela imagem construída à base de seus galãs. Mais que isso, a mensagem que fica é que a sociedade mudou: já não é mais possível admitir que a dor de uma mulher, sendo ela famosa ou não, seja minimizada por quem quer que seja. Menos ainda pela empresa na qual se encontram no momento do ocorrido. Não há vaidade – ou audiência – que se sobreponha ao bom senso de uma convivência saudável. Não, não vale tudo por quase nada.
Linha do tempo dos bastidores de Vale Tudo:
Na terça-feira, dia 15 – Cauã Reymond e Bella Campos discutem nos bastidores de ‘Vale Tudo’
Ainda na terça-feira, dia 15 – ‘Vale Tudo’: Cauã Reymond tentou ‘comandar’ Bella Campos, que revidou
Na quarta-feira, dia 16 – A discussão de Cauã Reymond com Humberto Carrão em set de ‘Vale Tudo’
Na quinta-feira, dia 17 – Em meio à crise com Cauã Reymond, Globo cancela gravações de ‘Vale Tudo’
Na terça-feira, 22 – Cauã Reymond é excluído de grupo de ‘Vale Tudo’ após polêmicas