De Madonna a Paul McCartney: os shows internacionais que agitaram o país
Retrospectiva GENTE: recorde as diversas apresentações de artistas e bandas

2024 ficou marcado por shows de grandes astros internacionais no Brasil. A começar pelo Rock In Rio, festival que faz parte da tradição carioca a cada dois anos. O evento trouxe aos palcos, entre outros, Travis Scott, Joss Stone, Ed Sheeran, Will Smith, Katy Perry, Cyndi Lauper, Gloria Gaynor, Shawn Mendes e Mariah Carey. Além disso, shows à parte chamaram o público. Joss Stone se apresentou em setembro na capital paulista. Além da rainha do soul, fizeram apresentações no mesmo mês: Eric Clapton e Niall Horan.
Outubro foi outro mês agitado para os amantes de música: os repetecos de Bruno Mars (o nosso “Bruninho”) e Sir Paul McCartney (mais uma vez de volta, e a gente nem reclama disso). Bruno, aliás, já podia ser chamado de “cidadão brasileiro”. Tomou caipirinha em pé-sujo de São Paulo, foi a um jogo do Flamengo no Rio, circulou e badalou em turnê em várias capitais.
Já novembro presenciou um coro de nostalgia dos fãs de Linkin Park, após anos separados, a banda de rock está de volta com turnê internacional e, dessa vez, com o Brasil na lista de países. The Smashing Pumpkins, Keane, Franz Ferdinand, Lenny Kravitz e Toto também entram no repertório de artistas e grupos musicais que pisaram em terras brasileiras. Fechando o ano, dezembro teve a presença da icônica banda Iron Maiden.
Nada, porém, supera o que Madonna fez na praia de Copacabana em maio. Uma multidão enlouquecida foi às areias da famosa praia carioca conferir de perto a rainha do pop desfilar seus sucessos que atravessam gerações. Com certeza, o show internacional do ano por aqui. Quem viveu, sabe.
Para 2025, são esperados outros tantos. Os que já têm data confirmada, e que a coluna GENTE aguarda na maior ansiedade são: Shakira – 11 e 13 de fevereiro (Rio e São Paulo); Sting – 14, 16 e 18 de fevereiro (Rio, São Paulo e Curitiba); Shawn Mendes – 29 de março (no Lollapalooza Brasil, em São Paulo); Alanis Morissette – 29 de março (no Lollapalooza Brasil, em São Paulo); Justin Timberlake – 30 de março (no Lollapalooza Brasil, em São Paulo).