Dia do macarrão: chefs homenageiam clássico prato com frutos do mar
Coluna GENTE reuniu algumas dicas dos cozinheiros para celebrar a data
Prato simples e universal, o macarrão conquistou um lugar especial no coração – e nas mesas – das pessoas em todo mundo, a ponto de ganhar uma data especial só para ele. Neste sábado, 25, celebra-se o Dia Mundial do Macarrão, e, para marcar a ocasião, a coluna GENTE reuniu chefs que transformam em diferentes regiões do país esse clássico em arte, com criações que unem a massa a frutos do mar – e, claro, muito sabor.
Comandado pelo chef Hugo Souza, o Cantô Gastrô & Lounge (@restaurantecanto) leva aos clientes a massa fresta feita à mão com sêmola de grano duro e ovos orgânicos em pratos diversificados, como o tagliolini de frutos do mar (144 reais), servido com molho marinière e ostras da fazenda marinha, camarão, lula e mexilhão. O restaurante fica no hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e é aberto a não hóspedes.
Já no Grand Hyatt de São Paulo (@grandhyattsp), a cozinha é comandada pelo chef Diogo Menezes, que foca em massas artesanais. Entre os destaques do menu está o cavatelli con aragosta alla griglia (220 reais), massa caseira servida com lagosta grelhada na manteiga de ervas, camarões, ovas de mujol, aioli de limão e molho bisque.
Quem estiver de passagem por Paraty (RJ) poderá comemorar a data no Banana da Terra (@restaurantebananadaterra), localizado no centro histórico da cidade. A chef Ana Bueno apresenta uma menu que mistura a culinária caiçara com toques contemporâneos. Tudo isso reverenciando produtores e pescadores locais. Entre os pratos indicados aos amantes da mistura de massa e frutos do mar, o espaguete com mariscos, alho, azeite, pimenta calabresa, ervas e vinho branco, finalizado com pó de botarga (160 reais).
Na zona sul do Recife (PE), o Voar (@voarrestaurante.ar), dos sócios Pedro Godoy e Eduardo Freyre, oferece no menu o carbonara de polvo (89 reais), um linguine feito na casa, finalizado com queijo grana padano, polvo e gema de ovo caipira curado o ponzu.
Enquanto isso, em Belo Horizonte (MG), a chef Yves Saliba explora diferentes opções de massas no Cucina di Pastaio (@pastaiobh), levando a praia para Minas Gerais. Entre as criações, estão o Fettucine al mare leva lula, camarão e mexilhão em um molho de limão-siciliano e vinho branco (89 reais); e o Papardelle al gamberi, que combina massa longa cortada à mão, camarão grelhado, abobrinha, tomate-cereja e pesto de manjericão (89 reais).
Em Goiânia (GO), o chef Ian Baiocchi faz da cozinha do 1929 Trattoria Moderna (@1929trattoriamoderna) um diálogo entre a culinária italiana e os ingredientes do Brasil central. Uma das indicações do local é o cavatelli de camarão estilo canocchie (139 reais), servido com pomodoro e ajo blanco de castanhas brasileiras.
Por fim, mas não menos apetitoso, o Gero Salvador (@fasanosalvador) mistura a tradição do Grupo Fasano com as receitas da gastronomia soteropolitana. À frente da cozinha está o chef Bahia Brito, que leva aos pratos dos clientes a tradição do mar, como o linguine com vôngoles, pimenta e molho de vinho branco (140 reais).







