Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Eleição americana é show midiático com presença de famosos há tempos

Participação de celebridades em campanhas políticas não é novidade; recorde alguns nomes emblemáticos

Por Nara Boechat 3 nov 2024, 17h00

O apoio de famosos a Kamala Harris e Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos tem sido destaque na reta final da campanha. A última foi a cantora Beyoncé, que participou de um comício da candidata democrata no dia 25 de outubro, em Houston, Texas. Taylor Swift, Billie Eilish e Eminem também já declararam apoio a Harris. Do outro lado, Trump conta com celebridades como Kanye West, 50 Cent e o bilionário Elon Musk. A participação de famosos nas campanhas eleitorais não é uma novidade da disputa deste ano. 

No jogo midiático, todo mundo tem vez. A verdade é que eleição acaba se tornando um chamariz para reforçar seu engajamento junto ao público, expor opiniões públicas e exercer a cidadania junto ao eleitorado. Vários nomes de destaque do país já demonstraram publicamente o apoio a presidenciáveis em tempos diversos. 

Um dos mais notórios, Frank Sinatra (1915-1998) endossou a campanha de John F. Kennedy (1917-1963), nos anos 1960, por meio da música High Hopes. Após a vitória, Kennedy colocou Sinatra para comandar o baile de posse. Já nos anos 1980, Charlton Heston (1923-2008), estrela dos filmes Ben Hur (1959) e Planeta dos Macacos (1968), ajudou o ator e amigo Ronald Reagan a chegar à Casa Branca.

Oprah Winfrey apoiou o ex-presidente Barack Obama desde as primárias contra Hillary Clinton até as eleições, em 2008. Com grande influência na população, a rainha dos talk shows estadunidenses acompanhou o então candidato democrata em comícios. Segundo economistas da Universidade de Maryland, o suporte de Oprah pode ter resultado em quase um milhão de votos em Obama.

Nos anos 1990, Bill Clinton ganhou a ajuda de nomes como Robin Williams, Whoopi Goldberg, Tom Hanks e Steven Spielberg. E nos anos 2000, George W. Bush recebeu o apoio de Chuck Norris e Arnold Schwarzenegger

https://www.youtube.com/watch?v=ZiTlhYZh9PEBeyoncé participa de campanha de Kamala Harris

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.