A modelo e atriz Fernanda Motta, de 38 anos, descobriu dois nódulos nos seios em meados de 2019. A VEJA, ela revelou como lidou com a notícia.
Como descobriu o tumor? Sempre fiz autoexame e checkup. Um dia, durante o banho, percebi algo diferente. Procurei um médico e em poucos dias já tinha o diagnóstico de câncer. Sou uma pessoa prática, comecei o tratamento imediatamente.
Como foi o tratamento? Ao todo, foram dezesseis sessões de quimioterapia e fiz mastectomia nas duas mamas, seguidas de reconstrução dos seios. Hoje, tomo um remédio preventivo. Fiz exames para entender a origem do meu câncer, que veio de uma mutação genética. Nunca perguntei “por que eu?” nem me desesperei. Quem recebe o diagnóstico não pode voltar atrás no tempo. Encarei com leveza e esperança.
Você avisou sua família? Meu marido soube de imediato, mas aos familiares e amigos só contei aos poucos. Algumas pessoas ficam apavoradas com a palavra câncer. Tenho agora como missão defender o diagnóstico precoce, pois a chance de cura é altíssima.
Publicado em VEJA de 19 de fevereiro de 2020, edição nº 2674