O bilionário da tecnologia Jared Isaacman e a engenheira da SpaceX — empresa de Elon Musk — Sarah Gillis completaram a primeira caminhada espacial comercial na história nesta quinta-feira, 12. A ação é um marco para a missão Polaris Dawn, totalmente civil, à medida que a empresa avança em direção à comercialização de viagens espaciais.
Os dois passaram cerca de 10 minutos cada fora da cápsula Dragon enquanto ela voava sobre a Austrália, Nova Zelândia e o Oceano Pacífico. A missão Polaris Dawn inclui os tripulantes: Scott Poteet, tenente-coronel aposentado das Forças Armadas dos Estados Unidos, e Anna Menon, outra engenheira da empresa. Eles permaneceram na cápsula, que foi lançada a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, do Centro Espacial Kennedy da NASA na terça-feira, 10. O grupo irá passar cinco dias em órbita para conduzir mais de 40 experimentos para pesquisas científicas.
Isaacman é fundador e CEO da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payments, e tem um patrimônio líquido de 1,9 bilhão de dólares, de acordo com a Forbes. Ele se recusou a dizer quanto gastou no Polaris, mas estima-se que ele tenha investido 100 milhões de dólares (550 milhões de reais), segundo a Reuters. Em 2021, o mesmo bancou e comandou a missão Inspiration4, também da empresa de Elon Musk, que foi a primeira missão espacial totalmente civil a orbitar a Terra — um marco no turismo espacial.
O bilionário é apaixonado por aviões. Ele fez faculdade de Ciências em Aeronáutica Profissional na Universidade Embry-Riddle, na Flórida, nos Estados Unidos, e tem certificação para pilotar aviões comerciais e militares. Também fez parte do Black Diamond Jet Team, grupo de shows aéreos norte-americano pelo qual fez mais de 100 apresentações.