Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Língua dos animais: cientistas esperam falar “baleês” já em 2026

Programas são impulsionados por IA generativa

Por Giovanna Fraguito 8 jun 2025, 14h00

O que poderia ser parte de um roteiro de ficção científica está próximo a se tornar realidade. Segundo reportagem do The Guardian, a corrida para traduzir o que os animais dizem está acirrada. A Fundação Jeremy Coller, por exemplo, está disposta a pagar 10 milhões de dólares para os pesquisadores que conseguirem decifrar o código. Impulsionados pela inteligência artificial generativa, grandes modelos de linguagem conseguem classificar milhões de vocalizações de animais gravadas para encontrar suas gramáticas ocultas. A maioria dos projetos se concentra em cetáceos, mamíferos exclusivamente aquáticos, como baleias, botos e golfinhos, porque, como nós, eles aprendem por imitação vocal e se comunicam por meio de arranjos sonoros complexos que parecem ter estrutura e hierarquia.

Um deles, o Projeto Ceti (Iniciativa de Tradução de Cetáceos), que possui parceria com universidades como Harvard e Berkeley, está usando IA para analisar codas – sequências rápidas de cliques, cada uma com a duração de apenas um milésimo de segundo, e revelar os mistérios da fala dos cachalotes. Eles esperam falar “baleês” já em 2026. No mês passado, o Google lançou o DolphinGemma, um programa de IA para traduzir golfinhos, treinado com base em 40 anos de dados.

Porém, por outro lado, desde a década de 1960, a navegação e a mineração aumentaram o ruído no fundo dos oceanos em cerca de três decibéis por década. O canto das baleias jubarte, por exemplo, que se estende por quilômetros e pode durar até 24 horas, é intimidado pela presença humana. Quando chegam a até 1,2 km de distância de navios comerciais, as baleias jubarte param de cantar em vez de competir com o barulho, mesmo o canto sendo crucial para as temporadas de migração e reprodução. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.